Mesmo com 27 anos, Cristaldo completou apenas 3,17% dos jogos com a camisa do Grêmio. O meia argentino, que já fez 13 gols e deu 13 assistências no período, é frequentemente substituído ou inicia no banco de suplentes. O Tricolor pagou cerca de R$ 18 milhões pelo jogador.
A efetividade dos números do atleta chama atenção, entretanto a justificativa interna para o aproveitamento baixo em campo são os indicadores físicos. Existe a compreensão do desgaste acentuado pela função, mesmo com o trabalho dos preparadores do clube para tentar melhorar esse aspecto.
Com relação ao contexto tático, Renato Portaluppi faz alterações pensando nos confrontos. O camisa 10, que assumiu a numeração em 2024, pelo condicionamento, mas também por opção técnica, acaba preterido ficando entre os suplentes. Um terceiro volante acaba ganhando espaço. No Gre-Nal 441, por exemplo, sequer participou do confronto, vencido pelo maior rival por 3 a 2.
No total, Cristaldo jogou 63 vezes pelo Grêmio. Ele completou as partidas diante do Novo Hamburgo e Corinthians, ambas em 2023. O vínculo entre as partes tem duração até o final de 2026. Ele foi comprado junto ao Huracán por R$ 18 milhões em dezembro de 2022, após ser vice-artilheiro do Campeonato Argentino.