A expectativa gremista de promover a volta de Carballo aos gramados nos primeiros meses do ano foi frustrada pelo atraso na recuperação do uruguaio. Porém, o sinal de alerta foi ligado no CT Luiz Carvalho em virtude do volante seguir com dores na região do púbis. Logo, ainda não há perspectiva de aproveitamento de um dos principais reforços da gestão Alberto Guerra em 2024.
A justificativa pelo desempenho irregular na temporada passada é baseada no desconforto frequente na região. Desta forma, o clube apostou no tratamento convencional para amenizar e tentar a cura. Ele chegou a ser preservado de algumas partidas no Brasileirão de 2023. A opção foi pelo procedimento em Montevideo realizado no dia 22 de dezembro. A aposta era que ele atuaria a partir de fevereiro.
Entretanto, segundo informações confirmadas pela reportagem de GZH — e inicialmente divulgada pelo jornalista Diogo Rossi —, Carballo segue acusando dores. Ele chegou a aparecer nos campos do CT há algumas semanas, treinando em separado, mas relatou novo desconforto no púbis.
O Grêmio evita comentar o assunto. A única declaração oficial foi concedida nos últimos dias pelo vice de futebol Antônio Brum:
— Segue em tratamento, passou por um procedimento cirúrgico no púbis, é uma região delicada e cada um reage de uma forma. Ele está passando por fisioterapia. A gente confia muito no potencial dele — resumiu o dirigente.
Contratado em dezembro de 2022, Carballo disputou 40 partidas com a camisa gremista e tem dois gols. O uruguaio, de 27 anos, foi adquirido por cerca de R$ 15 milhões com a ajuda de investidores. O vínculo tem duração até o final de 2026.