Depois do excelente desempenho de Diego Costa na partida do final de semana, chegando ao terceiro gol em três partidas, eu começo a notar um discurso diferente por parte da torcida. Primeiro, gostaria de salientar o fato, esclarecido por Renato na entrevista coletiva pós-jogo, de que Diego Costa ainda não atingiu um ritmo de jogo pleno, que, pela falta de pré-temporada, ainda está em fase de adaptação à rotina de jogos.
Dito isso, enquanto rolava a minha timeline ontem, pude reparar diversas postagens de torcedores pedindo "desculpas" por terem duvidado de Diego Costa e já assumindo uma torcida mais fervorosa ao atleta. Para tirar a prova real, trago também uma conversa que tive com um amigo que não assistiu à partida entre Caxias e Grêmio e me perguntou o seguinte: "O Diego está jogando bem para ser o nosso reserva na Libertadores?", referindo-se à expectativa alimentada de que teremos outra grande contratação para a posição na janela de transferências do meio do ano. De bate-pronto, respondi que temos o centroavante titular e que, se alguém chegar, irá disputar a posição com o Diego.
Além da média de um gol por partida, nosso camisa 19 traz características que comprovam a minha expectativa positiva. Ele faz o pivô, "serve" os colegas com assistências e passes "açucarados", tem uma excelente bola parada, corre e marca a saída de bola, e o fator que mais me agrada para a disputa das copas, ele incomoda e "entra na cabeça" da zaga adversária. É um jogador que traz uma experiência e qualidade de quem jogou por muito anos em alta performance na Europa, com o melhor do jeitinho brasileiro e uma competitividade que enche os olhos de todo o torcedor.
Estou ansioso para ver a evolução da adaptação física do Diego e quero analisar cautelosamente sua performance contra times maiores, mas assim como já parabenizei a direção de futebol do Grêmio pela contratação (e ainda quero parabenizar muito mais até o final da próxima janela), quero parabenizar o Diego por estar nos dando esperança com a sua entrega e boas atuações. Ele entendeu o peso da camisa que está vestindo. Vamos, Grêmio!