Renato conta com três centroavantes principais no plantel. O titular para a temporada será, indiscutivelmente, Diego Costa. Neste momento, o treinador tem duas opções no banco de reservas e uma delas teve sua atenção chamada pelo treinador: o centroavante André, citado pelo treinador na sua entrevista coletiva após o Grêmio vencer o Caxias por 2 a 1 no Centenário.
— O André, eu brinco com ele diariamente, que ele tem que engordar. Ele voltou das férias com quatro quilos a menos. Eu perguntei para ele. O que você comeu nas férias? Só alface? Tem comida todo dia para ele. Tem que comer, tem que ficar forte para aguentar o tranco. Num campeonato desse, onde a maior parte das jogadas são muito bem disputadas em um campo pesado, o jogo era para o João (Pedro) — revelou o técnico ao justificar a escolha por JP Galvão como opção no banco de reservas.
Com 1m89cm de altura, André é o centroavante mais alto do elenco. Na comparação com Diego Costa (1m86cm) e JP Galvão (1m84cm), o jovem leva vantagem no quesito altura, mas perde na força física. Algo que, para o treinador, é vital na briga com os zagueiros adversários.
Internamente, o Grêmio vem tratando este assunto. O jogador realiza atividades no CT Luiz Carvalho visando a um melhor condicionamento físico para combates corpo a corpo. Aos 22 anos, existe a convicção de que o atleta vai conseguir chegar ao seu condicionamento ideal para que tenha uma resistência maior nas disputas.
André terminou o ano passado valorizado. No início desta temporada, inclusive, o Grêmio exerceu o poder de compra junto ao Hercílio luz, de Santa Catarina. O novo vínculo vai até dezembro de 2026.