O técnico Renato Portaluppi terá uma missão importante visando ao próximo compromisso contra o Caxias. O treinador terá de realizar uma alteração no meio-campo. O volante Villasanti foi convocado para defender a seleção paraguaia no amistoso contra a Rússia, em Moscou, dia 25, um dia antes da partida na Arena. Sem o titular do setor, Renato conta com três opções: Du Queiroz, Dodi e Ronald.
Pela primeira vez no ano, Renato conseguiu repetir a escalação do Grêmio de um jogo para o outro. O time que venceu o Brasil de Pelotas, nas quartas de final, foi escalado para estar em campo no Estádio Centenário. Mas para o jogo da volta, partida que vai definir um dos finalistas do campeonato, Renato já sabe que não poderá repetir o time mais uma vez.
— É sempre bom você poder repetir a equipe. Na repetição, eles vão pegando um entrosamento maior — destacou Renato em sua última entrevista coletiva.
As três opções já foram utilizadas por Renato nesta temporada. Menos cotado, Ronald participou de apenas uma partida neste Gauchão. No jogo com reservas em Erechim, o jovem atuou os 90 minutos no empate sem gols com o Ypiranga. Numa disputa mais direta estão Dodi e Du Queiroz. O primeiro, desde o início do Gauchão, só não participou de duas partidas da fase classificatória. Inclusive, Dodi também foi titular no clássico Gre-Nal, vencido pelo Inter, no Beira-Rio. Quem chegou com status de titularidade foi Du Queiroz. Polivalente, o meio-campista desembarcou em Porto Alegre com o Gauchão em andamento. Sua estreia aconteceu na partida contra o Guarany de Bagé. Assim como Dodi, Du Queiroz também foi titular no clássico 441. Mas ao contrário de seu concorrente, Queiroz atuou todo o jogo.
Na partida contra o Caxias, no último sábado (16), os dois foram utilizados por Renato. Du Queiroz foi o substituto de Franco Cristaldo, ou seja, também com obrigações mais ofensivas. Já Dodi entrou no lugar de Pepê, num posicionamento mais próximo de Villasanti.
O Grêmio retoma os treinamentos no CT Luiz Carvalho na próxima quarta-feira (20). Serão seis atividades até o jogo da volta contra o Caxias. Por ter vencido pelo placar de 2 a 1, o Grêmio tem a vantagem do empate para chegar à final do Gauchão.