Um dos adversários mais temidos dos clubes brasileiros na Libertadores é a altitude. Há equipes que disputam o torneio e jogam com esse fator a seu favor. Isso acaba ajudando em determinados jogos, principalmente contra adversários mais qualificados tecnicamente.
No sorteio realizado nesta segunda-feira (18), em Luque, no Paraguai, o Grêmio conheceu seus adversários. Estudiantes (ARG) e Huachipato (CHI) jogam em locais sem altitude. No entanto, o The Strongest (BOL) é um rival que dificultará a vida do Tricolor por conta dos 3.640 metros acima do nível do mar, em La Paz, na Bolívia.
Apesar de ser um dos piores lugares para se jogar na América do Sul, essa não será a maior altitude do continente nas competições disputadas em 2024. Também na Bolívia, mas na cidade de El Alto, o Always Ready manda seus jogos a 4.090 metros acima do nível do mar. A equipe boliviana está no Grupo A da Copa Sul-Americana, ao lado de Defensa y Justicia (ARG), Independiente Medellin (COL) e César Vallejo (PER).
Depois está a altitude de La Paz, onde jogam The Strongest e Bolívar. Em terceiro lugar a cidade de Quito, no Equador, que está localizada a 2.850 metros acima do nível do mar. Nela jogam a LDU e o Independiente Del Valle, que estão na Libertadores, nos grupos D e F, respectivamente.
Ainda na principal competição continental, o Millionarios (COL) está no Grupo E, que tem o Flamengo e o Palestino-CHI. Contudo, a equipe carioca terá dois desafios na altitude. Além dos 2.630 metros de Bogotá, o Mengão também vai ter que jogar no 3.600 metros de La Paz, contra o Bolívar.
Fechando a lista está a cidade de Cochabamba, na Bolívia, onde joga o Aurora e está a 2.550 metros de altitude. A equipe boliviana já foi eliminada da Libertadores, pois perdeu na primeira fase para o Botafogo, que entrou na competição no Grupo D, e terá que enfrentar a LDU na altitude de Quito.
As maiores altitudes nas competições continentais em 2024
- El Alto (Bolívia) - 4.090 metros
- La Paz (Bolívia) - 3.640 metros
- Quito (Equador) - 2.850 metros
- Bogotá (Colômbia) - 2.630 metros
- Cochabamba (Bolívia) - 2.550 metros