O caminho do Grêmio na Libertadores 2024 foi traçado nesta segunda-feira (18), em Luque, no Paraguai. O Tricolor ficou no Grupo C e vai encarar o Estudiantes-ARG, The Strongest-BOL e Huachipato-CHI.
A estreia gremista será entre os dias 2 e 4 de abril, contra o The Strongest, em La Paz, na Bolívia. O Grêmio busca o tetracampeonato da competição, tendo vencido as edições de 1983, 1995 e 2017.
Saiba mais sobre os adversários
Estudiantes
- Cidade: La Plata, Argentina
- Estádio: Jorge Luis Hirschi
- Títulos de Libertadores: 4 (1968, 1969, 1970 e 2009)
- Desempenho na última participação: quartas de final (2022)
- Ranking da Conmebol: 23º
O atual campeão da Copa da Argentina e tetracampeão da Libertadores vai estar no caminho do Grêmio mais uma vez. No ano do primeiro título, em 1983, os argentinos estiveram no triangular semifinal. Em 2018, nas oitavas também foi o adversário. Em ambas, o Grêmio levou a melhor.
Atualmente, o Estudiantes é o terceiro colocado no Grupo B do Campeonato Argentino. Recentemente, a equipe de La Plata perdeu a decisão da Supercopa da Argentina para o River Plate. A referência no ataque é o experiente centroavante Guido Carrillo, que teve passagens pelo futebol europeu.
The Strongest
- Cidade: La Paz, Bolívia
- Estádio: Hernando Siles
- Títulos de Libertadores: nenhum
- Desempenho na última participação: eliminado na fase de grupos (2023)
- Ranking da Conmebol: 30º
A temida altitude de La Paz será um dos desafios do Tricolor na fase de grupos. Jogar a 3.600 metros acima do nível do mar será um complicador, além do adversário ser o atual campeão boliviano. Mesmo sem conseguir grandes resultados na Libertadores, o The Strongest costuma complicar a vida dos adversários quando joga no Hernando Siles.
Na atual temporada, o clube vai avançando de fase no Campeonato Boliviano. O principal jogador do The Strongest é o atacante argentino Enrique Triverio, de 35 anos.
Huachipato
- Cidade: Talcahuano, Chile
- Estádio: CAP
- Títulos de Libertadores: nenhum
- Desempenho na última participação: eliminado na fase de grupos (2013)
- Ranking da Conmebol: 105º
Na última vez em que esteve na Libertadores, a equipe chilena caiu no grupo do Grêmio. O atual campeão chileno espera ter um desempenho melhor nessa edição, visto que foi eliminado na fase de grupos, mesmo com uma vitória surpreendente contra o Tricolor, em plena Arena.
Apesar de ser o atual campeão nacional, o começo da nova temporada não vem sendo fácil. O Huachipato está em 10º lugar e vem reformulando a equipe. O principal nome do time é o atacante argentino Maximiliano Rodríguez, de 23 anos, um dos destaques da campanha vitoriosa em 2023.