Grêmio e Guarany de Bagé se enfrentam neste sábado (2) pela última rodada da fase classificatória do Gauchão. Ambos já estão classificados para as quartas de final, mas uma impressionante invencibilidade estará em jogo. O Tricolor jamais foi derrotado pelo time bageense em Porto Alegre. São 23 confrontos, com apenas um empate e 22 vitórias gremistas.
A primeira partida entre eles foi disputada no antigo Estádio da Baixada, em setembro de 1913, com vitória do Grêmio por 3 a 1. O Guarany arrancou um empate em um gol, no segundo confronto, em outubro de 1917, também na casa gremista.
E desde então, em quase 107 anos de enfrentamentos em Porto Alegre, o Grêmio enfileirou 21 vitórias, com destaque para a goleada por 6 a 1 em junho de 1981, no Olímpico. Baltazar marcou três vezes, Paulo Isidoro fez dois e Tarciso completou para a equipe de Ênio Andrade. Ivan Couto fez o gol do Guarany.
No geral, os dois clubes já se enfrentaram 43 vezes, com 35 vitórias do Grêmio, cinco do Guarany e três empates. O Tricolor marcou 93 gols e sofreu 27 e está invicto há 57 anos e três meses. A última vitória da equipe da Fronteira aconteceu em dezembro de 1966. Luís Alberto marcou o único gol do jogo disputado no Estádio Estrela D'Alva. Desde então são 16 partidas e 16 vitórias gremistas.
A última partida ocorreu em 6 de fevereiro de 2022, na Arena, quando Janderson e Diego Souza marcaram nos 2 a 0 para o Grêmio. Do grupo gremista daquele jogo permanecem Gabriel Grando, Pedro Geromel e Villasanti. No Guarany, o único remanescente é o volante David.