O Grêmio deve ter uma pequena alteração tática no sistema defensivo no jogo contra o Brasil de Pelotas, no domingo (10). Com a lesão de Reinaldo, considerado um lateral de vocação ofensiva, o técnico Renato Portaluppi irá escalar Mayk, de perfil mais defensivo. A mudança deve provocar ajustes nos comportamentos da equipe com e sem a bola.
Por um lado, o setor defensivo deve ficar mais protegido pelo lado esquerdo. Em contrapartida, o garoto Gustavo Nunes tende a ter menos parceria para tabelar na linha de fundo pela ponta esquerda. Por isso, Renato deve fazer ajustes para equilibrar o time nos treinamentos da semana.
Com a entrada de Mayk, não pode ser descartada também uma mudança na lateral direita. Afinal, o técnico Renato Portaluppi já disse que considera João Pedro um atleta mais marcador, que compensa os avanços de Reinaldo no flanco esquerdo.
Como o ex-defensor do Guarani tem características mais defensivas, o treinador pode promover no flanco direito a entrada de Fabio, que agrada ao comandante justamente por ser mais apoiador. Na vitória sobre o Palmeiras pelo Brasileirão do ano passado, em 22 de setembro de 2023, por exemplo, o treinador citou que Fabio e João Pedro são do mesmo nível, mas que o ex-Manchester "ataca mais, busca mais os espaços".
Contratado do Guarani no dia 15 de fevereiro, Mayk, 24 anos, destaca-se por ter um perfil mais defensivo. Já Cuiabano, 21 anos, outro lateral do grupo, é oriundo da base tricolor e é mais parecido com Reinaldo, com vocação ofensiva, tanto que já foi utilizado como meia. Porém, o garoto está entregue ao departamento médico e deve voltar apenas a partir das semifinais, caso o Tricolor passe pelo Brasil de Pelotas.
— O Mayk é um lateral mais defensivo, com a força física como uma das principais características. É exatamente o oposto ao Reinaldo — relata Lucas Rossafa, jornalista do Canal EOL, de Campinas, que acompanhou o atleta nos tempos de Guarani.
Para o jogo contra o Brasil,, pelas quartas de final do Gauchão, o Grêmio deve ter a seguinte escalação: Caíque; João Pedro (Fabio), Geromel, Kannemann e Mayk; Villasanti, Pepê e Cristaldo; Pavon, Gustavo Nunes e Diego Costa.
A partida no domingo (10) está marcada para às 18h30min, na Arena.