O nome do lateral-esquerdo Marçal, do Botafogo, tem sido analisado pelo Grêmio como um possível investimento para 2024. Os dirigentes já buscaram informações sobre o jogador de 34 anos, mas ainda não avançaram nas conversas sobre o modelo do negócio.
Apesar de ter contrato com o clube carioca até o fim do ano, o atleta tem uma ligação com o Tricolor que poderia facilitar na evolução das tratativas. Além de ter passado pelas categorias de base gremistas, o jogador é casado com uma gaúcha, o que seria um facilitador para uma possível transferência para Porto Alegre.
Fernando Marçal atua no Botafogo desde junho de 2022. Antes disso, passou por Guaratinguetá, Toreense, Nacional da Ilha da Madeira e Benfica, em Portugal, Gaziantepspor, na Turquia, Guingamp e Lyon, na França, e Wolverhampton, na Inglaterra.
Mesmo que o titular Reinaldo continue na Arena para a próxima temporada, há o entendimento de que é preciso reforçar a lateral esquerda por conta do número de jogos a serem enfrentados a partir da participação na Libertadores. É neste cenário que surge o interesse por Marçal. Antes dele, porém, o Grêmio realizou uma sondagem por Marlon, do Cruzeiro, que esbarrou nos valores exigidos pelo clube mineiro.