A negociação entre Grêmio e Flamengo para a ida do zagueiro Da Mata ao clube carioca ainda não teve um desfecho. Embora o modelo de negócio já estivesse estabelecido, a repercussão de perder um jogador da seleção brasileira de base para um rival nacional fez o Tricolor pausar a negociação. Ao menos por enquanto, pois o acordo deve ser definido em breve.
O Flamengo levaria Da Mata sem custos e ficaria com 25% dos direitos econômicos do zagueiro. Entretanto, o negócio poderia render lucro ao Grêmio em duas cláusulas, conforme o colunista Eduardo Gabardo. A primeira prevê a venda de mais 25% dos direitos por 400 mil euros. A segunda cláusula dá a possibilidade de o Flamengo posteriormente adquirir mais 25% por 600 mil euros, podendo chegar ao valor total de 1 milhão de euros.
Da Mata foi titular da seleção brasileira sub-17 no Mundial da categoria, em novembro do ano passado, e também na conquista do Sul-Americano, em abril. Contudo, perdeu espaço no Grêmio e não fez parte do grupo sub-20 que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Enquanto aguarda a liberação do Grêmio, o jogador de 17 anos está treinando com o grupo sub-20 do Tricolor. O calendário de futebol de base do futebol brasileiro prevê competições apenas em abril, com início do Campeonato Brasileiro Sub-20.