Na noite do último domingo (31), poucas horas antes da chegada de 2024, o Grêmio comunicou o encerramento de contrato com alguns jogadores. Entre os nomes citados na nota está o de Luan. O meia-atacante tinha vínculo até o dia 31 de dezembro e existia uma possibilidade de renovação após a permanência de Renato no comando técnico do Grêmio, mas as partes não chegaram a um acordo. Com isso, a partir desta segunda-feira (1°), ele é um jogador livre no mercado, após ter participado de apenas cinco jogos e não ter marcado nenhum gol neste seu retorno ao Tricolor.
O Rei da América de 2017 voltou ao Grêmio após um pedido do técnico Renato Portaluppi. O treinador do tinha o objetivo de recuperar o atleta. A quebra de contrato com o Corinthians aconteceu no final de julho. Após aceitar uma drástica redução salarial, Luan foi anunciado pelo Tricolor com contrato até o final do ano.
— O Luan é bom garoto. Peço que a torcida tenha paciência com ele. É um jogador que está no fundo do poço. Ele sabe a oportunidade que está tendo. O retorno dele já significa essa virada de chave — disse Renato quando houve o acerto para a volta do camisa 7.
As informações dos bastidores dão conta de um jogador comprometido com os treinamentos e que procurou realizar tudo o que foi programado para ele. Luan, inclusive, chegou a realizar algumas atividades em dois turnos no CT Luiz Carvalho.
O problema é que, dentro de campo, o desempenho não apareceu. O camisa 7 já não vinha atuando pelo Corinthians e, na sua volta ao Tricolor, a dificuldade de atuar foi perceptível.
Ao todo, Luan foi relacionado para 20 rodadas do Brasileirão 2023, mas acabou sendo utilizado em apenas cinco oportunidades. Não começou nenhuma partida como titular, entrou sempre no segundo tempo dos jogos e alcançou apenas 45 minutos em campo nesta sua segunda passagem pelo clube.
Como foi a passagem de Luan pelo GrêmioJogos de Luan pelo Grêmio em 2023
- 13/08 – Grêmio 2x1 Fluminense (3 minutos em campo)
- 27/08 - Grêmio 3 x 0 Cruzeiro (11 minutos em campo)
- 03/09 – Grêmio 2 x 0 Cuiabá (18 minutos em campo)
- 18/09 – Corinthians 4 x 4 Grêmio (9 minutos em campo)
- 18/10 – Grêmio 1 x 2 Athletico-PR (4 minutos em campo)