Renato Portaluppi esboçará nos próximos treinos a primeira versão do Grêmio para 2024. O clube anunciou que nesta terça-feira, às 16h, realizará o primeiro amistoso do ano. Uma atividade sem a presença da imprensa ou de torcedores no CT Luiz Carvalho contra o Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul.
A primeira chance para a comissão técnica esboçar o time que estreia no sábado contra o Caxias. Uma equipe que ainda deve ter a cara do time que terminou o ano passado com o segundo lugar no Brasileirão e classificada à Libertadores.
Goleiro
Uma das prioridades da lista de desejos da direção foi resolvida no mercado. A chegada de Agustín Marchesín para assumir como titular encerra a busca de outros anos por um titular afirmado. A questão é que o argentino chegou ao Brasil, treinou com o restante dos colegas, mas ainda precisará ser regularizado na CBF para ter condições de jogo no país. Como ele vinha treinando no Celta de Vigo, não há problemas com ritmo de jogo. Mas vale ficar de olho na situação para este sábado.
Para a camisa 1
- Caso esteja liberado, Marchesín estrear
- Sem Marchesín, manter Caíque como titular
- Poupar titulares e dar a oportunidade a Grando
Zagueiro pela direita
A saída de Bruno Alves abriu uma vaga no time que terminou batendo o Fluminense na última rodada do Brasileirão do ano passado. Mas depois de outros tempos em que a comissão técnica sofria com a falta de opções, Renato tem todas as opções à disposição. Rodrigo Ely, Geromel e Gustavo Martins estão aptos a jogar. A questão é que as duas primeiras alternativas da lista terminaram o ano passado com problemas físicos e estrear com apenas 11 dias de preparação pode exigir mais cautela.
Para a vaga de Bruno Alves
- Preservar Pedro Geromel e utilizar Rodrigo Ely
- Apostar em Geromel para começar o ano
- Dar mais minutos ao jovem Gustavo Martins
Lateral direita
As lesões do ano passado deixam essa posição na lista de possíveis vagas em aberto. João Pedro atuou no sacrifício contra o Fluminense, mas acabou perdendo tempo no departamento médico por lesões musculares. É um caso semelhante ao que viveu Fabio na temporada de 2023. Renato gosta muito do estilo de jogo do ex-lateral do Manchester United, mas não conseguiu utilizá-lo com frequência por conta dos repetidos problemas físicos do jogador.
Para a vaga de João Pedro
- Começa a temporada com João Pedro, mas arrisca novas lesões musculares
- Fabio poderia ser utilizado com uma escalação alternativa
- Gustavo Martins recebe uma oportunidade para ganhar minutos, mesmo que improvisado
Centroavante
É a posição onde mais mistério será feito até o próximo sábado. Renato e toda a torcida esperam pela chegada de mais um nome para a função. Enquanto um jogador mais afirmado não é contratado, a chance recaí nos ombros de quem terminou o ano passado como opção para o time.
Para a vaga de Luis Suárez
- Utilizar João Pedro Galvão
- Dar oportunidade para André Henrique
- Testar um dos meninos da Copa São Paulo