O Grêmio divulgou, nesta sexta-feira (1º), o vencedor do concurso que escolheu o novo mascote do clube. Inspirado no ídolo Tarciso, jogador que mais vestiu a camisa do Grêmio, o artista paraibano Caio Barbalha foi o vencedor do concurso cultural. Flecha Negra, como Tarciso era conhecido, faleceu em 2018, aos 67 anos.
Foram mais de 80 projetos apresentados de artistas de todo o Brasil. A decisão que escolheu o vencedor se deu após análise e votação de uma comissão de profissionais do clube formada por integrantes das áreas de comunicação, marketing, clube de todos, museu do Grêmio, departamento jurídico e também participação dos familiares.
Caio Barbalha, 27 anos, é formado em Design Gráfico pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A curiosidade envolvendo o vencedor do concurso fica pelo fato de ele nunca ter vindo a Porto Alegre. A ligação do artista com o clube se dá pela relação que ele possui com amigos gaúchos.
— Essa ligação foi fundamental. Apesar de ser natural de João Pessoa, boa parte dos meus amigos é de gaúchos e a maioria é gremista, então tenho esse relacionamento quase que diário com o clube — disse Caio, em entrevista aos canais de comunicação do Grêmio, após ser comunicado da decisão.
Tarciso disputou 723 partidas pelo Grêmio, sendo o segundo maior artilheiro da história do clube, com 228 gols. Além de vários títulos estaduais, Flecha Negra conquistou Campeonato Brasileiro (81), Libertadores (83) e Mundial (83).