Grêmio e Vasco se enfrentam neste domingo (3), na Arena, pela penúltima rodada do Brasileirão. Na última vez em que as equipes se enfrentaram na casa gremista, em setembro do ano passado, pela 29ª rodada da Série B, o Tricolor venceu por 2 a 1, de virada, com gols de Bitello e Thaciano. Mas o que marcou mesmo aquele duelo foi o retorno do técnico Renato Portaluppi ao clube.
A volta do ídolo contou com mais de 50 mil torcedores presentes na Arena. Após a vitória, o treinador teve o nome gritado pela torcida e festejou ao lado dos jogadores. Muito porque, com aquele resultado, o Grêmio ampliou a vantagem dentro do G-4 da Série B, ficando com 50 pontos, na terceira posição.
O Tricolor saiu perdendo logo no início de jogo, aos três minutos, com gol do lateral-direito Léo Matos, mas conseguiu a virada ainda no primeiro tempo, com gols de Bitello e Thaciano. O Vasco tentou: Nenê, inclusive, acertou uma bola na trave gremista no fim do jogo, já nos acréscimos, mas não conseguiu alterar o placar.
O Vasco ficou em uma situação menos confortável na busca por uma vaga no G-4. Após a derrota, time continuou com 45 pontos, na quarta colocação na tabela, um ponto à frente do Londrina — primeiro fora da zona do acesso. O técnico Jorginho também fazia sua estreia pelo Vasco.
Essa foi a 81ª partida entre os clubes. Nessa somatória, o Grêmio leva a melhor, com 36 vitórias. A equipe carioca ganhou 24 vezes. O confronto soma 21 empates.
As escalações daquele Grêmio 2x1 Vasco:
Grêmio: Brenno; Edílson, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti e Bitello (Thiago Santos, 23'/2ºT); Biel, Campaz (Thaciano, 7/1ºT, depois Lucas Leiva, 23'/2ºT) e Guilherme (Lucas Silva, 42'/2ºT); Diego Souza (Elkeson, 42'/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi
Vasco: Thiago Rodrigues; Léo Matos (Palacios, 42'/2ºT), Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Yuri (Juninho, 30'/2ºT), Andrey Santos, Marlon Gomes (Figueiredo, 14'/2ºT); Nenê e Alex Teixeira (Bruno Tubarão, 14'/2ºT); Raniel (Raniel, 30'/2ºT). Técnico: Jorginho
Histórico do confronto:
- 36 vitórias do Grêmio
- 24 vitórias do Vasco
- 18 empates