O Grêmio teve uma noite especial no Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (9), o Tricolor venceu o Botafogo, por 4 a 3, em São Januário, e entrou de vez na briga pelo título do Brasileirão. O time gaúcho é o segundo colocado, com 59 pontos.
— O mais importante é que conseguimos uma grande vitória contra um adversário candidato ao título. Hoje posso dizer que o Grêmio entrou na páreo. Está longe, mas nada é impossível — destacou o técnico Renato Portaluppi, projetando a sequência do campeonato:
— Enquanto houver chance, vamos lutar pelo título. Tivemos cinco vitórias (seguidas). Estamos na briga de um campeonato muito difícil. Vacilamos como todas equipes vacilaram. O Grêmio está muito vivo. O torcedor tem de acreditar.
O treinador explicou a estratégia montada para enfrentar os cariocas. O esquema com três zagueiros foi deixado de lado. Ronald foi a novidade no meio-campo. Galdino e Besozzi entraram no setor ofensivo.
— O Botafogo tinha certeza de que jogaríamos com três zagueiros. O Ronald jogou na frente dos zagueiros. Nós tínhamos a velocidade na frente. É importante mudar as peças. O Lúcio Flávio mudava e depois eu mexia. O time foi bastante consciente e malandro — ressaltou.
Ainda que tenha muito a comemorar, Renato voltou a mostrar preocupação com as falhas defensivas. A equipe gremista sofreu 49 gols em 33 partidas.
— Temos dado muitas chances aos adversários, principalmente no início do jogo. Isso faz com que o jogo mude taticamente. Tenho conversado sobre isso, corrigido com vídeos. Infelizmente, estamos falhando neste sentido. Por outro lado, temos de dar os méritos. Estamos tendo tranquilidade, mas temos de parar de dar mole — concluiu.