Em paralelo à luta pelo título do Brasileirão, o Grêmio planeja busca por reforços para 2024. Em um primeiro momento, o clube pretende contratar um lateral-esquerdo, um primeiro volante, um meia, um atacante de velocidade e um centroavante. Além disso, a depender de novas avaliações, um goleiro experiente e um zagueiro também podem entrar no radar.
O principal desafio no mercado será driblar as dificuldades financeiras. O clube até tem margem na folha de pagamento para aumentar o plantel. Contudo, não há recursos para a compra dos direitos econômicos de atletas vinculados a outros clubes. Por isso, a saída será recorrer à criatividade, com negociações por empréstimo ou de atletas livres no mercado.
O Grêmio busca lateral-esquerdo para ter alternativa a Reinaldo. Um dos nomes avaliados é o de Marlon, 26 anos, do Cruzeiro. Além disso, o técnico Renato Portaluppi deseja ter um primeiro volante no estilo "cão de guarda" para completar as características de Villasanti, Carballo e Pepê, que saem mais para o jogo. O Tricolor ainda deseja contratar um meia para repor a saída de Bitello, negociado com o futebol russo, e ser alternativa a Cristaldo.
Mas o ataque é a grande prioridade. Para o setor, a direção buscaria um atacante de velocidade, uma vez que Ferreira deve ser negociado, e um centroavante, para repor a iminente saída de Luis Suárez. Um dos nomes monitorados é o do argentino Lautaro Díaz, 25 anos, do Independiente del Valle-EQU, destaque no título da Copa Sul-Americana 2022.
As possibilidades de contratações, contudo, não param por aí. O clube avalia a possibilidade de contratar um goleiro mais experiente para a Libertadores. Essa, porém, não é prioridade, pois Gabriel Grando goza de prestígio com o técnico Renato Portaluppi e direção.
Além disso, a direção ainda não definiu as situações de Bruno Uvini, Pedro Geromel e Bruno Alves, que têm contrato apenas até dezembro. Pelo baixo custo, o primeiro é o que tem a permanência mais encaminhada para 2024. Os outros dois, apesar de serem unanimidade do ponto de vista técnico, precisarão se adequar à situação financeira do clube para renovar. Dependendo do rumo dessas negociações, um novo zagueiro deverá ser buscado.
O técnico Renato Portaluppi ainda não iniciou as negociações com a direção para estender o seu contrato, que também expira em dezembro. Mas o fato de o treinador já participar do planejamento para o próximo ano é um indício de que são boas as chances de o comandante permanecer na Arena.