A empresa Meta, dona do Facebook e Instagram, foi notificada, nesta quarta-feira (8), pelo Ministério Público Federal (MPF) a respeito das mudanças nas diretrizes de moderação de conteúdo das plataformas. As informações são do g1.
O MPF busca entender como, eventualmente, os brasileiros serão afetados com as alterações anunciadas pela empresa na terça-feira (7) — o prazo de resposta é de 30 dias. Inicialmente, a mudança será aplicada apenas nos Estados Unidos.
A empresa anunciou na terça-feira (7) o encerramento do programa de verificação de fatos. Em contrapartida, seriam adotadas as "notas de comunidade" (ou de contexto) — semelhantes às do X (antigo Twitter). Nessa modalidade, os próprios usuários fazem as correções de informações.
Na avaliação dos procuradores, algumas mudanças divulgadas prejudicam a proposta da Meta de enfrentar a “desinformação organizada socialmente danosa e violência no mundo digital”.
A determinação que cobra explicações da empresa é um desdobramento de um inquérito civil da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão — que investiga a conduta das plataformas digitais no enfrentamento à desinformação e à violência digital no Brasil.
Segundo o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, os verificadores são "muito tendenciosos politicamente e destruíram mais confiança do que criaram". As agências de checagem negam.
Quais são as mudanças anunciadas pela Meta
- Fim das parcerias com verificadores de fatos ("fact-checking") e da equipe interna dedicada à moderação de postagens
- Alteração nos filtros de verificação, que passarão a focar em violações legais e de alta gravidade
- Dependência de denúncias de usuários para casos de menor gravidade, antes de qualquer ação da empresa
- Possibilidade de usuários adicionarem correções aos posts como complemento ao conteúdo, de forma similar às "notas de comunidade" do X
- Retorno das recomendações de mais conteúdos políticos no Instagram e no Facebook;
- Transferência da equipe de "confiança, segurança e moderação de conteúdo" da Califórnia para o Texas, nos Estados Unidos.