A lateral direita do Grêmio não tem um titular absoluto e assim deve seguir até o fim do Brasileirão. Dependendo das características do adversário, o técnico Renato Portaluppi promove um revezamento entre Fábio e João Pedro. Enquanto o primeiro tem a confiança do treinador para as funções de ataque, o segundo é escalado quando a ideia é proteger mais o flanco defensivo.
Embora João Pedro já tenha anotado três gols no Brasileirão - contra nenhum do concorrente da posição-, Fábio possui índices melhores em cruzamentos e finalizações. Na opinião de Renato, o ex-jogador do Manchester United é mais agressivo pelo flanco direito.
— Eu incentivo os dois a atacarem os espaços do adversário. Pela força e pela velocidade que tem, eu incentivo bastante o João Pedro a atacar. Ele ataca até menos do que peço. O Fábio já ataca mais, busca mais os espaços. Pela força que tem, quando ele vem de trás, dificilmente o adversário busca. Mas estamos bem servidos na posição. Por isso, tenho feito um rodízio entre eles, dependendo do adversário — declarou Renato logo após a vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, no dia 22 de setembro, quando curiosamente João Pedro marcou o gol do triunfo gremista.
Contudo, apesar de preferir o apoio de Fábio, o treinador considera que os laterais têm nível técnico equivalente, apenas das características distintas. Por isso, ambos recebem chances.
— Eles são do mesmo nível. Hoje coloquei o Fábio porque ele apoia mais. Por termos dois grandes laterais, dá para rodar. Assim, não cansamos um só — explicou Renato após o empate por 4 a 4 com o Corinthians, no dia 19 de setembro.
Após uma sequência de três jogos seguidos de João Pedro como titular, contra São Paulo, Flamengo e América-MG, Renato escalou Fábio na vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba, na quarta (1). Para a partida contra o Bahia, neste sábado (4), a posição segue indefinida.
O treinador não contará com Pedro Geromel e com Pepê, lesionados, e deve manter o esquema com três zagueiros. A novidade deve ser Felipe Carballo como titular. O provável time tem: Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann; João Pedro (Fábio), Villasanti, Felipe Carballo, Cristaldo e Reinaldo; Galdino e Luis Suárez.
Grêmio e Bahia se enfrentam neste sábado (4), às 19h30min, na Arena.