Ao mesmo tempo em que os uruguaios aguardam para rever Luis Suárez com a camisa da seleção, se perguntam se ele estará na Celeste em 2024. O próximo ano reserva mais uma Copa América, por exemplo, além de outros jogos das eliminatórias. O futuro do atacante do Grêmio é um dos assuntos nas ruas de Montevidéu, mas não nas conversas dentro do Complexo Celeste, o CT da seleção. Pelo menos quando estão reunidos o próprio Suárez e Marcelo Bielsa, treinador da equipe.
Bielsa convocou Suárez para os jogos com Argentina e Bolívia depois de receber críticas por deixar o atacante de fora de outras recentes listas. E, para muitos, o treinador poderia ser capaz de influenciar Luisito a decidir se segue no Grêmio, no Brasil, ou se vai mesmo para o Inter Miami, dos Estados Unidos.
— Vou ser cauteloso com isso. Mas posso dizer que não houve nenhuma conversa entre ele e o Bielsa antes de se reunirem pelos jogos da seleção. Já estando concentrado, é um processo natural Bielsa conversar com cada um dos jogadores, para transmitir aquilo que pretende para o time. Isso claro que existiu. Mas conhecendo o entorno de Suárez e também como Bielsa trata essas coisas, acho improvável que Bielsa diga algo para ele sobre o que pensa ser melhor para a carreira dele em 2024. Acho pouco provável que Bielsa tenha influência nessa possível decisão para o ano que vem. Não acredito. O máximo que os treinadores fazem é dar um conselho, caso os jogadores peçam, mas não vejo isso nesse caso. Não acredito. O que posso dizer de informação é que não houve contato prévio de Bielsa com Suárez. Depois, mas aí é um sentimento meu, é de que não existirá uma recomendação para que o centroavante tome essa ou outra decisão — disse Juan Pablo Romero, jornalista do jornal El País e setorista da seleção uruguaia.
Suárez chegou ao Uruguai no domingo, horas depois do Grêmio enfrentar o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro. E segue em Montevidéu até a próxima quarta-feira (22).
Mesmo com acordo encaminhado com o Inter Miami, o uruguaio não tem pré-contrato assinado com o time da MLS. E depois da vitória do Grêmio diante do Botafogo, Suárez abriu um brecha para considerar seguir em Porto Alegre em 2024.