A derrota para o Athletico-PR representou o terceiro jogo do Grêmio sem vitória no Campeonato Brasileiro. Se antes o objetivo era alcançar o Botafogo na briga pelo título, o Tricolor agora corre o risco de perder um lugar no G-4 — o que pode acontecer até mesmo no complemento da 27ª rodada nesta quinta-feira (19). GZH aponta três motivos para a queda de rendimento da equipe gremista.
Sistema defensivo
Dono do segundo melhor ataque do Brasileirão, o sistema defensivo tem sido um problema para o Tricolor. A equipe tem a sexta pior defesa da competição, mas tem apresentado dificuldade para terminar partidas sem ser vazada. Até o momento, o Grêmio só não sofreu gol em seis jogos. Apenas nas últimas cinco partidas, o time gremista sofreu 10 gols.
O Tricolor tem a pior defesa levando em conta os 10 primeiros colocados do Brasileirão. Apenas Coritiba, América-MG, Santos, Bahia e Vasco, equipes que brigam contra o rebaixamento, levaram mais gols que o Grêmio.
Falta de parceria para Suárez
A dificuldade para encontrar parceria para Suárez no ataque gremista tem sido um problema para o Grêmio ao longo da temporada. Renato Portaluppi mudou o sistema tático em diferentes momentos e até tentou um 4-4-2 com João Pedro Galvão ao lado do uruguaio. Nos últimos jogos, porém, ele retornou ao 4-2-3-1, mas nenhum dos atacantes deu a resposta esperada. Ferreira, Galdino, Besozzi e Iturbe ganharam oportunidades sem oferecer ao camisa 9 a parceria esperada.
Saída de Bitello
Ainda que tenha ido para o banco em seus últimos jogos, quando já negociava a saída, Bitello foi peça fundamental nos melhores momentos do Grêmio na temporada. O meia ainda é o terceiro jogador gremista com mais gols no Brasileirão, com quatro, atrás apenas de Luis Suárez (9) e Cristaldo (6). Bitello também contribuiu com quatro assistências. No índice do site Sofascore, especialista em estatísticas, ele é o jogador do Grêmio com maior média de passes decisivos no Brasileirão, dois por partida.
Como Bitello saiu depois do fechamento da janela de transferências, o Grêmio não contratou nenhum jogador para o seu lugar.