A sequência de três partidas sem vitórias no Brasileirão deixou o Grêmio ameaçado de encerrar a 28ª rodada fora da zona de classificação direta para a fase de grupos da Libertadores 2024. Para manter-se por ali, o Tricolor precisa secar Palmeiras, Flamengo e Fluminense, que entram em campo nesta quinta (19).
Mesmo com a derrota para o Athletico-PR, o Grêmio dormiu a noite de quarta na terceira posição do Brasileirão, porém segue com os mesmos pontos de Palmeiras e Flamengo (44) e também pode ser ultrapassado pelo Fluminense (41).
Assim, o Tricolor precisa de dois tropeços destes três adversários — no caso do Verdão e do Mengão, derrotas, enquanto do Flu um empate é suficiente. Para o Tricolor carioca passar o time gremista, ainda seria necessário vencer o Corinthians por quatro gols de diferença.
Se Palmeiras e Flamengo, no mínimo, empatarem seus jogos, o Grêmio cairá para quinta posição, o que hoje rende vaga na fase preliminar da Libertadores. Caso o Fluminense ainda vença sua partida e supere o Tricolor no saldo de gols, o time de Renato Portaluppi irá encerrar a rodada em sexto, também na pré-Libertadores.
Os jogos
- Palmeiras x Atlético-MG (quinta, 19h)
- Cruzeiro x Flamengo (quinta, 19h)
- Fluminense x Corinthians (quinta, 21h30min)