O Grêmio quebrou a sequência sem vitória no Campeonato Brasileiro com um trunfo por 3 a 2 de virada sobre o Flamengo na Arena, nesta quarta-feira (25). Três jogadores que saíram do banco foram os responsáveis pelos gols diante do poderoso elenco comandado por Tite. Além de Ferreira, velho conhecido da torcida, os garotos Nathan Fernandes, de 18 anos, e André Henrique, 21, balançaram as redes do goleiro argentino Agustín Rossi.
Natural do Rio de Janeiro, Nathan Fernandes, de 18 anos, é tratado como joia há bastante tempo na base do Grêmio. O garoto integrou uma lista feita pela CBF, no começo de 2022, de jovens com potencial para defender a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos Paris 2024 e Los Angeles 2028 e nas Copas do Mundo de 2026 e 2030.
Em junho, ele teve o contrato renovado até 2028 com multa rescisória de 60 milhões de euros (R$ 316 milhões na cotação atual). Mesmo que tenha sido relacionado para jogos do time principal desde o Gauchão, Nathan Fernandes seguiu atuando pelo time sub-20. Como centroavante foi o artilheiro da Copa do Brasil da categoria, com cinco gols, na campanha do vice-campeonato tricolor.
Em recente entrevista a GZH, ele afirmou que se considera um ponta, mas tratou como natural a adaptação para a função central do ataque.
— Estou no grupo para ajudar. Seja como ponta, meia ou centroavante. Vou dar meu melhor para ajudar. Minha posição de origem é ponta, mas o professor precisou de mim. Precisava ajudar. Finalizo bem, então, na minha avaliação, estou bem como 9 — disse antes da final contra o Cruzeiro.
Nathan Fernandes fez sua estreia como profissional na vitória sobre o Athletico-PR, na Arena da Baixada, no primeiro turno do Brasileirão. Até o momento, ele participou de cinco jogos. A partida com mais tempo em campo foi na derrota para o São Paulo, no sábado, quando entrou ainda no primeiro tempo no lugar de Cristaldo e ficou em campo por 55 minutos.
André Henrique está em evolução
Pouco conhecido do torcedor gaúcho, André Henrique desembarcou na Arena em abril deste ano após se destacar pelo Hercílio Luz no Campeonato Catarinense. Formado na base do América-MG e com passagens por Capivariano (SP) e Marcílio Dias (SC), ele disputou 14 jogos no estadual com quatro gols marcados.
O jogador teve a versatilidade apontada como ponto forte. Meia de origem, ele virou centroavante na maior parte da campanha do Marcílio Dias, mas não é o jogador típico de área. Assim vem sendo usado por Renato Portaluppi, algumas vezes entrando ao lado de Suárez e outras substituindo o uruguaio, mas sem ser o homem fixo na frente.
O gol contra o Flamengo foi o terceiro de André Henrique no Brasileirão. Antes, ele havia balançado as redes contra Goiás e Coritiba. No total, o atacante tem 21 jogos pelo Grêmio em Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, todos entrando no segundo tempo.
André Henrique, segundo Renato, ainda precisa evoluir para ganhar mais oportunidades no Grêmio. O treinador destacou após a vitória sobre o Flamengo a dedicação do jogador para crescer dentro do clube.
— Ele não está pronto. Quando chegou, tinha um milhão de defeitos, mas ele gosta de treinar, tem entrega e melhorou muito. Ele nos ajuda, é um jogador de grupo — avaliou.
Quem são eles:
Nathan Fernandes
- 18 anos
- Natural do Rio de Janeiro
Pelo profissional do Grêmio
- 5 jogos
- 1 gol
André Henrique
- 21 anos
- Natural de Guanambi (BA)
Pelo Grêmio
- 21 jogos
- 3 gols