A crise chegou de vez ao Grêmio. Em uma noite de mais uma atuação insuficiente, o Tricolor foi goleado por 3 a 0 pelo São Paulo pela 28ª rodada do Brasileirão e ficou com seu lugar no G-4 muito ameaçado. Com 44 pontos, empatado com Palmeiras e Athletico-PR, e um a mais do que o Atlético-MG e dois na frente do Fluminense, o time de Renato Portaluppi depende dos adversários que ainda entrarão em campo neste final de semana para seguir na zona de classificação à Libertadores. Provisoriamente, até o clássico mineiro do fim da noite deste sábado, o clube segue em quarto lugar. O que era ruim, ficou ainda pior no fim do jogo. Suárez levou o terceiro amarelo e será desfalque na próxima quarta-feira, às 21h30min, contra o Flamengo.
Em busca de um melhor rendimento da equipe, Renato recorreu novamente a uma mudança de esquema e também apostou em dois jovens como surpresas na escalação. Sem Geromel, com desgaste muscular, Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannenann formaram o trio de defensores no Morumbi. João Pedro foi o ala pela direita, com o estreante no profissional Wesley Costa como ala pela esquerda. No meio, o jovem Josué foi escolhido para auxiliar Villasanti na marcação. Pepê foi escalado para jogar de forma mais ofensiva, com liberdade para se somar a Cristaldo e Luis Suárez no ataque.
A primeira finalização da partida foi do São Paulo. David recebeu no lado direito da defesa do Grêmio, avançou sem marcação e arriscou o chute de fora da área. Grando espalmou a bola para escanteio. Uma oportunidade de gol evitada com menos de um minuto no Morumbi.
Mais ofensivo, o São Paulo ameaçava constantemente a defesa do Grêmio com tabelas e movimentações rápidas. Em uma dessas chegadas, Michel Araújo invadiu a área e só não finalizou sem marcação por conta de uma intervenção precisa de Bruno Uvini.
Mesmo com um time montado para se defender, com três zagueiros e outros três volantes, o Grêmio deu espaços em um momento chave. Após cobrança de escanteio, aos 20, Michel Araújo apareceu completamente livre entre Kannemann e Bruno Alves e cabeceou para abrir o placar a favor do tricolor paulista. Irritado, o argentino reclamou que sofreu falta de David no lance e levou cartão amarelo.
Incomodado com a atuação de sua equipe, Renato fez uma troca aos 27 minutos do primeiro tempo. Sacou Cristaldo e lançou Nathan Fernandes em campo. A mudança, se não teve reflexo imediato no placar, ajudou o time gremista a competir de forma mais firme. O São Paulo continuou dono do jogo, mas a marcação montada pelo técnico passou a funcionar um pouco melhor no primeiro tempo.
O time do Grêmio parece não existir mais
CONFIRA NA COLUNA
Sem mais mudanças para o inicio do segundo tempo, o Grêmio começou correndo atrás do São Paulo. Em um contra-ataque aos 14 minutos, o Tricolor perdeu boa oportunidade. Nathan Fernandes recebeu com espaço no lado esquerdo e tocou para Suárez. A tentativa de cruzamento do camisa 9 não chegou até Villasanti, que estava livre dentro da área. Nathan recuperou a bola e acabou desarmado dentro da área.
Em busca de mais poder ofensivo, Renato trocou Kannemann por Galdino. Só que foi o São Paulo quem marcou. Pablo Maia apareceu na área do Grêmio em um contra-ataque, driblou João Pedro e chutou sem chances para Gabriel Grando. Vantagem ampliada aos 22 minutos. Luciano, ex-jogador gremista, teve a chance sem goleiro para ampliar. Mas o camisa 10 da equipe paulista chutou a bola em cima de Bruno Uvini.
O trabalho do Grêmio afundou
CONFIRA NA COLUNA
Gabriel Grando evitou que Nestor fizesse um golaço da entrada da área. Para dar um pouco mais de fôlego ao time, Renato fez outras duas trocas no fim da partida. Cansado, Nathan foi substituído por Besozzi. Araújo entrou no lugar de Josué. Irritado, Suárez ainda teve tempo para levar o terceiro cartão amarelo e será desfalque contra o Flamengo. De tanto oferecer chances, o São Paulo aproveitou. Luciano recebeu a bola dos pés de Wesley Costa, driblou Grando e marcou o terceiro gol da equipe paulista no fim da partida.
A derrota no Morumbi completou a quarta rodada consecutva no Brasileirão sem vitória gremista. Para evitar uma situação ainda pior, o Grêmio projeta uma decisão na Arena na próxima semana. Uma chance de contar com o apoio da torcida para tentar a recuperação em meio ao momento de maior turbulência na competição.
Brasileirão - 28ª rodada - 21/10/2023
São Paulo (3)
Rafael; Rafinha, Diego Costa, Beraldo e Welington (Nathan Mendes, 41'/2ºT); Pablo Maia, Alisson (Wellington Rato, 35'/2ºT), James Rodríguez (Rodrigo Nestor, 25'/2ºT) e Michel Araújo; Lucas Moura (Erison, 41'/2ºT) e David (Luciano, 25'/2ºT).
Técnico: Dorival Júnior
Grêmio (0)
Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann (Galdino, 18'/2ºT); João Pedro, Josué (Araújo, 37'/2ºT), Villasanti e Wesley Costa; Pepê, Cristaldo (Nathan Fernandes, 27'/1ºT e depois Besozzi, 37'/2ºT) e Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Michel Araújo (S), aos 20min do 1º tempo; Pablo Maia (S), aos 21min, e Luciano aos 51min do 2º tempo.
CARTÕES AMARELOS: Pablo Maia (S) ; Kannemann (G), Josué e Luis Suárez
ARBITRAGEM: Andre Luiz Bento (MG), auxiliado por Guilherme Camilo (MG) e Victor Hugo dos Santos (PR). VAR: Marco Aurelio Ferreira (MG)
PÚBLICO: 47.132
RENDA: R$ 2.822.443,00
LOCAL: Estádio do Morumbi, em São Paulo