Convocado para a disputa dos Jogos Pan-Americanos, o meio-campista Ronald é um dos nomes mais experientes na lista do treinador Ramon Menezes quando o assunto é vestir a camisa da seleção brasileira. O jogador do Grêmio se sagrou campeão do Sul-Americano Sub-20 em fevereiro deste ano, na Colômbia, e disputou também a Copa do Mundo da categoria, entre maio e junho, na Argentina.
Ronald integra o elenco profissional do Grêmio e carrega um perfil de liderança, sendo um dos capitães da equipe sub-20 do Tricolor. É com essas características que ele procura ajudar os novatos da seleção com o objetivo de realizar uma boa competição.
— É um grupo novo, primeira vez que estamos jogando juntos. A gente vai treinar forte para conseguir se adaptar o mais rápido possível e, se Deus quiser, fazer uma grande competição— disse Ronald.
Em entrevista realizada durante o período de treinamentos na Granja Comary, antes da viagem para Santiago, sede dos Jogos Pan-Americanos, Ronald agradeceu ao treinador Ramon Menezes pela convocação.
— É muito bom estar de volta. É um prazer enorme estar representando a seleção, e o Ramon é uma pessoa que eu gosto muito, um baita treinador, uma grande pessoa. Agradeço a ele também pela confiança — destacou o volante.
A seleção brasileira sub-23 fará treinamentos em Teresópolis-RJ até quarta-feira (18), dia da viagem para o Chile. Gustavo Martins, zagueiro do Grêmio, o volante Matheus Dias e o lateral-esquerdo Thauan Lara, do Inter, também estão entre os convocados.
O calendário em busca da quinta medalha de ouro, marca a estreia para 23 de outubro, contra os Estados Unidos, em Valparaíso. Três dias depois, a equipe voltará a campo diante da Colômbia, em Viña del Mar. A última partida do Brasil pela fase de grupos ocorre no dia 29 de outubro, em Sausalito, diante de Honduras.