O Grêmio trabalha para fechar o ano de 2023 com as contas em melhor situação. Sem a perspectiva de mais nenhuma venda até o fim desta temporada, ou ainda a entrada de recursos pelo mecanismo de solidariedade da Fifa, o clube trabalha em algumas frentes para ter um fim de ano em condição financeira sustentável. No primeiro semestre, a previsão de déficit cresceu de R$ 84 milhões para 96 milhões.
Um dos pontos que a gestão trabalha a curto prazo é o aumento do quadro social. Atualmente, o clube conta com 114 mil sócios. O planejamento é alcançar a marca de 120 mil no aniversário de 120 anos, no próximo dia 15 de setembro. Como o tíquete médio das associações disponíveis é um pouco mais baixo, entre R$ 40 e R$ 50 por novo membro do quadro social, o impacto não é tão alto imediatamente.
Existe também a possibilidade de arrecadar um valor importante com a negociação do direito de exploração das placas de publicidade na Arena. A direção gremista tem em mãos uma proposta por cinco anos. O valor total oferecido é de R$ 98,5 milhões. Deste montante, R$ 25 milhões entrariam até o final deste ano.
A previsão do maior ingresso de receitas em 2023 vem das premiações. Além de receber a qualquer momento o depósito dos cerca de R$ 9 milhões pela participação na Copa do Brasil, a expectativa é de que a boa campanha no Brasileirão também seja uma injeção importante de receitas;
A CBF não divulgou de forma oficial os valores das premiações do Brasileirão deste ano, mas em 2022 o terceiro colocado recebeu R$ 40,5 milhões. A tendência é de que o valor tenha um aumento para 2023.