O prefeito Sebastião Melo sancionou, na segunda-feira (4), o projeto que concede a Luis Suárez, centroavante do Grêmio, o título de cidadão de Porto Alegre. A homenagem já havia sido aprovada por unanimidade pelos vereadores da Capital em agosto.
Agora, o vereador Airton Ferronato (PSB), autor do projeto, entrará em contato com jogador e com o Grêmio para marcar a data da entrega do título. Uma reunião está marcada para a semana que vem. Geralmente, títulos de cidadão da cidade sempre são entregue em sessões solenes — que ainda não foi agendada.
Natural de Salto, o uruguaio mudou-se ainda quando criança para Montevidéu. Após destacar-se pelo Nacional, ele se transferiu para a Europa, onde viveu em Groninga, Amsterdã, Liverpool, Barcelona e Madri.
Ferronato citou, na justificativa para o título, a admiração dos gaúchos pela vida simples e tranquila adotada por Suárez, que prefere programas familiares a badalações e ostentação, sendo um exemplo para as novas gerações.
Cada vereador tem direito a conceder um título de cidadão de Porto Alegre por ano ao longo dos quatro anos da legislatura.