O Grêmio está atento ao calendário de julgamentos do Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para evitar imprevistos no Gre-Nal do dia 8 de outubro. O temor é que a equipe acabe ficando sem o lateral Reinaldo e o técnico Renato Portaluppi para o clássico.
O defensor e o treinador foram suspensos por quatro partidas pelo tribunal por conta das expulsões de ambos contra o Santos, em 20 de agosto, na Vila Belmiro. Contudo, os dois cumpriram apenas a suspensão automática na partida seguinte, contra o Cruzeiro. Depois, o jurídico tricolor conseguiu um efeito suspensivo no STJD, liberando a dupla até o julgamento do recurso, ainda sem data marcada.
Se os casos de Reinaldo e Renato entrarem na pauta do Pleno na próxima semana, ambos correriam alto risco de desfalcar a equipe no clássico, ao menos que fossem absolvidos ou que a pena fosse reduzida para apenas um jogo, que já foi cumprido.
Contudo, essa não é a tendência. Nos bastidores, tendo em vista o histórico do STJD, o clube acredita que o recurso será marcado apenas para as semanas posteriores. Desta forma, a possibilidade maior é de que Reinaldo e Renato participem normalmente do Gre-Nal.
Tanto o lateral quanto o treinador foram enquadrados no artigo 243-F do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que fala em "ofender alguém em sua honra".