Em nove rodadas, Grêmio e Botafogo se encontrarão. Um jogo que pode ganhar ares de decisão por conta dos tropeços recentes do time carioca. Mas a história da disputa do título deste Brasileirão ainda terá capítulos importantes até o encontro pela 33ª rodada no Engenhão. Até lá, Grêmio e Botafogo terão clássicos, jogos contra adversários com outros interesses e partidas contra rivais no Z-4.
O sonho de título na competição segue vivo no Tricolor, mesmo que a lógica ainda indique vantagem total dos cariocas na disputa. Para que o confronto direto tenha peso na história da competição, ZH ouviu os comentaristas Diogo Olivier e Leonardo Oliveira, que projetaram qual será o cenário quando chegar a hora da disputa no Rio de Janeiro.
25ª rodada
Sábado
16h – Fortaleza x Grêmio
Segunda-feira
20h – Botafogo x Goiás
PARA diminuir a diferença
Leonardo Oliveira, colunista de ZH
“O momento do Botafogo é de instabilidade. Bruno Lage tem dado mostras de que acusou a pressão nesta hora de decisão. O Fortaleza, envolvido com a semifinal da Sul-Americana deve usar um time desidratado. Chance de voltar a ganhar fora e dar aquela secada nos cariocas”.
26ª rodada
Domingo, 8/10
16h – Fluminense x Botafogo
16h – Inter x Grêmio
Para manter a diferença
Leonardo Oliveira
“Aqui, em um fim de semana de clássicos, manter a diferença será de bom tamanho. A regra é simples: buscar fazer no Beira-Rio o mesmo número de pontos que o Botafogo fizer no Maracanã”.
27ª rodada
Quarta-feira, 18/10
19h – América-MG x Botafogo
19h – Grêmio x Athletico-PR
Para manter a diferença
Leonardo Oliveira
“O Botafogo tem tudo para buscar pontos em Minas Gerais. O América está numa daquelas suas temporadas de trânsito entre as Séries A e B. O Grêmio precisa ganhar do Athletico, um adversário forte, para seguir na perseguição”.
28ª rodada
Sábado, 21/10
21h – Botafogo x Athletico-PR
Domingo, 22/10
18h30min – São Paulo x Grêmio
Para diminuir a diferença
Leonardo Oliveira
“Tudo dependerá da situação do São Paulo. Se tiver numa posição confortável na tabela, volta a ressaca pela conquista da Copa do Brasil. O que pode ajudar o Grêmio. O Botafogo terá na rodada seguinte o adversário que jogará na Arena na partida anterior. O Athletico é forte e mantém seu jogo em casa ou fora”.
29ª rodada
Terça-feira, 24/10
21h30min – Fortaleza x Botafogo
Quarta-feira, 25/10
21h30min – Grêmio x Flamengo
Para diminuir a diferença
Diogo Olivier, colunista de ZH
“Jogo para o Grêmio somar mais pontos do que o rival. O Fortaleza, em casa, é muito forte. Deve ganhar do Botafogo. O Flamengo, este ano, perde para todo mundo. Só não perdeu para o Grêmio: eis o motivo pelo qual o Tricolor rilhará os dentes, enquanto o Flamengo certamente estará metido em algum rolo extracampo gravíssimo, talvez com Polícia no meio”.
30ª rodada*
28/10 ou 29/10
Borafogo x Cuiabá
América-MG x Grêmio
Para manter a diferença
Diogo Olivier
“O Botafogo, no tapetinho, perdeu só para o Flamengo, em um jogo muito peculiar. Se há um lugar para se recuperar, é em casa, diante da torcida. O Cuiabá, que vinha bem como seu novo velho técnico português, chegando a escalar a tabela, agora desaba rumo ao Z-4. O Grêmio é um fiasco fora de casa, mas contra o América não será visitante. Não duvido que haja mais gremistas do que coelhistas. Ganham os dois, Grêmio e Botafogo”.
31ª rodada*
1/11 ou 2/11
Botafogo x Palmeiras
Coritiba x Grêmio
Para manter a diferença
Diogo Olivier
“Botafogo e Palmeiras vão se entredevorar. O Coritiba fará Copa do Mundo, mas do jeito que tem apanhado de todos, há chance de o Grêmio vencer fora de casa. Mas é chance menor do que contra o América. O Couto Pereira ruge, e o Grêmio tem se assustado longe da Arena. Se eu fosse um apostador, cravaria empates”.
32º rodada*
4/11 ou 5/11
Grêmio x Bahia
Vasco x Botafogo
PARA diminuir a diferença
Diogo Olivier
“Hora de ser grande. Tem de atropelar o Bahia e, no confronto regional, esperar um tropeço muito provável. O Vasco de Ramón Díaz é uma revolução no campeonato. Não vai mais cair. Vitória do Grêmio, derrota ou empate do Botafogo”.