O Grêmio anunciou a primeira contratação para a janela de transferências de julho. O clube confirmou, nesta quinta-feira (6), a chegada de Juan Iturbe. Nascido na Argentina, mas naturalizado paraguaio, o atacante de 30 anos assinou contrato com o clube até o fim de 2023. Existe no vínculo a previsão de renovação automático do vínculo por mais uma temporada. É o 14º reforço do Tricolor para a temporada.
Iturbe chegou a Porto Alegre na última terça-feira (4) e realizou exames médicos antes da oficialização do acordo. A negociação entre as partes se arrastou por boa parte do mês de junho e só se confirmou nos moldes atuais recentemente.
Natural de Buenos Aires, Iturbe foi revelado pelo Cerro Porteño em 2007, onde foi campeão nacional em 2009. Pela seleção da Argentina, se destacou em torneios de base, mas se naturalizou paraguaio e passou a ser convocado pela seleção principal daquele país. Na época, foi chamado de "Novo Messi", pela similaridade com o estilo do craque argentino. A expectativa criada, no entanto, não se confirmou.
Em 2011, com apenas 18 anos, foi contratado pelo Porto, de Portugal. Voltou à América do Sul em 2012, emprestado ao River Plate. Posteriormente, passou por Hellas Verona e Roma, da Itália. Se transferiu ao Bournemouth, da Inglaterra, retornou para a Roma e também atuou pelo Torino.
Tentou a sorte no futebol mexicano, onde atuou por Tijuana, Pumas e Pachuca. Seu último clube foi o Aris Salônica. Na Grécia, foram duas temporadas, com 77 partidas disputadas, oito gols marcados (um deles no seu último jogo, dia 14 de maio, na última rodada da Liga Grega) e quatro assistências.