Depois de não chegar em um acordo para renovar contrato com o Grêmio, o lateral-direito Thomas Luciano foi anunciado pelo Gil Vicente, de Portugal, nesta quinta-feira (6). Ele assinou contrato com o time português por três temporadas — até 2026. O Tricolor mantém 30% dos direitos econômicos para futura transferência.
Na atual temporada, o lateral entrou em campo oito vezes com a camisa do Grêmio. Ele chegou a ser titular do time de Renato quando Fábio e João Pedro estavam lesionados. Como o contrato estava se encerrando e Thomas desejava se transferir para a Europa, a saída foi acertada.
— Oportunidade muito boa, uma vitrine muito valiosa. Espero trazer muitos frutos e trabalhar forte. Vou dar meu máximo. Estou muito confiante. Espero dar alegria para a torcida — disse Thomas em vídeo nas redes sociais.
Natural de Porto Alegre, Thomas começou na escolinha do Grêmio. Aos 11 anos, iniciou sua trajetória nas categorias de base. Chegou a jogar como atacante e como zagueiro no período de formação, mas por ser "completo" e ter um biotipo considerado ideal para a posição, com boa estatura (1m83cm), força física e velocidade, foi firmado na lateral direita ainda menino.