Segundo melhor ataque do Campeonato Brasileiro com 24 gols marcados, o Grêmio tem tido dificuldades para terminar partidas sem ser vazado. Apesar da força ofensiva estar em pleno funcionamento, a defesa tricolor tem sofrido para segurar os ataques adversários, mesmo com três zagueiros posicionados em frente ao goleiro Gabriel Grando.
Mesmo que tenha perdido apenas um dos últimos seis jogos, os comandados de Renato Portaluppi sofreram gols em todas as partidas. São quatro vitórias, uma derrota e um empate. O último compromisso em que o Grêmio venceu sem sofrer gols foi na classificação diante pelo Cruzeiro, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, quando ganhou por 1 a 0, no Mineirão.
De lá para cá foram seis jogos e oito gols sofridos, sendo que em um deles, na derrota para o Flamengo por 3 a 0, o Tricolor sequer balançou as redes adversárias. Entretanto, nas demais partidas, são 13 gols marcados pelo ataque gremista em cinco jogos. Em um desses, o Grêmio goleou o Coritiba pelo placar de 5 a 1.
Confira os últimos seis jogos:
- Bahia 1 x 1 Grêmio - Copa do Brasil
- Bahia 1 x 2 Grêmio - Brasileirão
- Grêmio 5 x 1 Coritiba - Brasileirão
- Grêmio 3 x 1 América-MG - Brasileirão
- Flamengo 3 x 0 Grêmio - Brasileirão
- Grêmio 2 x 1 São Paulo - Brasileirão
Se o ataque tem resolvido e tem sido a principal força tricolor, principalmente quando tem Luis Suárez em campo, a defesa acaba puxando para baixo o saldo de gols na briga pela parte de cima da tabela de classificação.
Mesmo na segunda colocação, o Grêmio tem o pior saldo entre os cinco primeiros colocados do Brasileirão, são seis gols de saldo. Já o ataque tricolor está atrás apenas do Flamengo (26) e empatado com o Palmeiras (24). A defesa, a sexta pior da competição, foi vazada 18 vezes. Ela só é melhor que a do Bahia, 15º colocado, que sofreu 20 gols em 13 jogos, e que os quatro times que estão na zona de rebaixamento: Goiás (22), Vasco (22), Coritiba (27) e América-MG (29).