A última vez que Pedro Geromel vestiu a camisa do Grêmio e entrou em campo para defender o Tricolor foi no dia 23 de outubro, fora de casa, contra o Náutico. A partida marcou a volta da equipe para a Série A do Brasileirão. No começo deste ano, foi submetido a uma cirurgia de artroscopia para corrigir uma lesão meniscal no joelho esquerdo sofrida em um treinamento.
Desde então, a volta do zagueiro e capitão é aguardada pela torcida gremista. Prazos já foram dados, o jogador passou por um novo afastamento em virtude de um edema ósseo e vem sendo cuidado pelo departamento médico do Tricolor. Depois da vitória contra o São Paulo, Renato falou sobre Geromel.
— Previsão é complicado de falar. Ele está entregue ao departamento médico, é cedo para dar algum diagnóstico. Procuro deixar ele tranquilo, ele vem evoluindo nos treinos, mas ele que vai nos dar a resposta. No dia a dia, vamos intensificar os trabalhos.
No começo de abril, a previsão de volta de Geromel era para o fim do quarto mês do ano. No início de maio, o zagueiro concedeu entrevista coletiva para explicar pelo que estava passando e projetou o retorno para 20 dias. No entanto, o jogador ainda não retornou a ficar à disposição de Renato.
Enquanto o capitão não retorna aos gramados, o técnico Renato Portaluppi tem à disposição Bruno Alves, Bruno Uvini, Kannemann, Gustavo Martins e Natã para a posição. O treinador tem utilizado um esquema com três zagueiros e deve manter a escalação para enfrentar o Flamengo no próximo domingo (11).