Em busca de alternativas para o sistema ofensivo, o Grêmio pode ter uma nova opção para o técnico Renato Portaluppi. O atacante Jhonata Robert, que se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo sofrida ainda em 2022, pode voltar a estar à disposição do técnico gremista no mês de julho.
GZH apurou que Jhonata Robert tem evoluído bem e mantém a recuperação dentro do prazo esperado pelo Grêmio. Na última semana, chegou a aparecer correndo no gramado do CT Luiz Carvalho. A tendência é que, na segunda quinzena de junho, o atleta inicie testes no campo para entrar na fase final do retorno aos trabalhos normais.
No próximo dia 11, o atacante completará oito meses da cirurgia, realizada em outubro de 2022. Como o prazo inicial de retorno era de nove meses, a previsão leva em conta que os testes de campo o liberem para pré-temporada. Por isso, o clube trabalha com uma liberação do jogador em julho. Além disso, há cautela pelo fato de esta ter sido a segunda cirurgia realizada no atleta.
Jhonata Robert rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em um treinamento no dia 15 de janeiro de 2022, ainda durante a pré-temporada. Oito meses depois, em 20 de setembro, voltou a entrar em campo na partida diante do Sport, pela Série B. No jogo seguinte, contra o Sampaio Corrêa, dia 30 de setembro, no Maranhão, voltou a romper o mesmo ligamento. Desde então, está afastado dos gramados.