Após a goleada de 5 a 1 sobre o Coritiba, os atletas do Grêmio ganharam folga. O descanso não se deve só ao bom resultado, mas também pelo fato de que o próximo compromisso está agendado apenas para o próximo sábado (1º), contra o Bahia, em Salvador.
Por conta da brecha no calendário, o Tricolor utilizará a reapresentação do elenco, na manhã desta terça (27), para disputar jogo-treino com Lajeadense, no CT Luiz Carvalho. A atividade servirá para dar ritmo a quem não vem atuando e, principalmente, testar o atacante Ferreira, que não disputa uma partida oficial há três meses.
— Terça-feira a gente vai ter um jogo-treino. Vou conversar com ele (Ferreira) para ver se está se sentindo bem. É ele que vai me passar confiança e, a partir daí, vai nos dar a resposta. Não é o treinador, o departamento médico ou o fisioterapeuta que barram o jogador. Se o jogador falar que está pronto, aí tem que mostrar para a gente e começa a viajar — explicou o técnico Renato Portaluppi.
Marcado por problemas físicos que atrapalham sua regularidade desde a última temporada, o camisa 10 gremista vem de um longo tempo de parada. A última vez que esteve em campo foi no dia 25 de março, no jogo de volta da semifinal do Gauchão, contra o Ypiranga, quando precisou ser substituído após acusar uma distensão grau 3 no músculo adutor da coxa esquerda.
O atleta só foi reaparecer no gramado do CT Luiz Carvalho, inicialmente para corridas leves, no final de maio. Nos últimos dias, porém, tem integrado os trabalhos com bola junto aos demais companheiros.
— Muitas vezes, vocês observam ele treinando com o restante do grupo, não só o Ferreira, mas acham que o jogador está pronto. O jogador está pronto quando ele me der a resposta, quando passar por todos os estágios. Ele vai ter que fazer coletivo, jogo-treino e provar para mim e para ele mesmo. Aí vamos começar a pensar na viagem. Uma coisa é estar no meio do grupo, treinando em campo reduzido. No dia do jogo, não é campo reduzido. É o campo todo — pontuou o treinador gremista.
O Tricolor treina em Porto Alegre até sexta (30), embarcando para Salvador em voo fretado no turno da tarde. Com dois jogos agendados contra o Bahia, o primeiro pelo Brasileirão, no sábado, e o segundo pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, na terça (4), a delegação permanecerá na capital baiana.