Próximo de assinar contrato com o Fluminense, Diogo Barbosa não deverá atuar mais pelo Grêmio. Embora exista uma lacuna no time titular no setor em razão da suspensão de Reinaldo, um critério do regulamento do Brasileirão fará com que o jogador de 30 anos não esteja presente no duelo contra o Flamengo, neste domingo (11), no Maracanã.
Participante como substituto das últimas três partidas do Grêmio, Diogo Barbosa seria a alternativa natural para Reinaldo em terras cariocas. Entretanto, seu futuro no Rio de Janeiro será nas Laranjeiras. Barbosa já fez seis jogos no Brasileirão com a camisa gremista — número limite estabelecido no regulamento da competição para um jogador ter a permissão para se transferir para um outro clube da Série A — e, portanto, está afastado dos treinamentos para definir os trâmites burocráticos que vão lhe colocar no time do técnico Fernando Diniz.
O repasse de Diogo Barbosa irá representar a saída de mais um jogador alvo de críticas da torcida. As cobranças mais recentes foram na falha que originou o gol de empate do Bragantino, nos acréscimos, em jogo que terminou 3 a 3, na Arena, pelo Brasileirão. Thiago Santos, outro bastante criticado também acertou com o Fluminense, em abril, enquanto Thaciano foi para o Bahia.
Contratado por aproximadamente R$ 10 milhões junto ao Palmeiras, em 2020, Barbosa jamais conseguiu ser uma unanimidade como titular e corresponder ao valor investido — se alternando com o Cortez, Rafinha (improvisado), Guilherme Guedes e Nicolas na posição. Por fim, foi reserva de Reinaldo neste último semestre.
A transferência também representará uma economia aos cofres do clube, que neste momento lhe paga R$ 450 mil por mês. O contrato de Diogo Barbosa com o Grêmio iria até dezembro de 2023. Nele estavam incluídos novos pagamentos ao Palmeiras conforme uma meta de jogos por temporada, que jamais foi atingida.
Opções contra o Flamengo
Diante deste cenário, Cuiabano deverá ser o titular da ala esquerda no confronto com o Flamengo, com Cristaldo junto de Bitello e Luis Suárez no setor ofensivo. Os treinamentos do time titular ainda não indicaram quais são os planos de Renato Portaluppi, porém ele é a principal alternativa disponível.
— Cuiabano sempre foi mais ala na base, justamente por ter mais capacidade de apoio. Renato o cobra bastante quanto a marcação. E agora ele jogará em um sistema com três zagueiros, o que pode ser um atenuante — avaliou Alex Bagé, comentarista gremista, no Sala de Redação.
Uma outra hipótese seria promover a estreia de Wesley Costa, de 19 anos, para atuar na ala e Cuiabano ocupar a ponta esquerda. Esta seria uma alternativa para o Grêmio manter sua característica dos últimos jogos fora de casa (Athletico-PR e Cruzeiro), quando priorizou a solidez defensiva e a busca por contra-ataques. Ademais, o time de Jorge Sampaoli aposta em ataques pelos lados do campo, onde tem se destacado o também jovem Wesley França.
Com a abertura da janela de transferências no futebol brasileiro em 3 de julho, a direção gremista não descarta buscar outras opções além do atacante de velocidade — pedido sempre destacado por Renato Portaluppi. Enquanto isso, nos jogos de junho, Reinaldo, Cuiabano e Wesley Costa estarão as alternativas para o técnico.
— Gostei do Cuiabano, gostei quando vi o Zinho, sou um fã da nossa base. Mas, sim, a gente vai fazer um esforço e estamos trabalhando bastante para entregar atletas com diferentes características e dar opções ao nosso treinador — disse o presidente Alberto Guerra após a vitória sobre o São Paulo.