O Grêmio enfrenta o América-MG nesta quinta (22) na Arena. O jogo marca o reencontro do Tricolor com velhos conhecidos. Além de rever Vagner Mancini, treinador que comandava a equipe gaúcha no rebaixamento em 2021, outros cinco ex-tricolores visitarão a casa gremista: Benítez, Aloísio, Nicolas, Matheus Cavichioli e Henrique Almeida.
O meio-campista argentino é um dos principais expoentes técnicos do time mineiro. Apesar de poucas oportunidades em Porto Alegre no começo de 2022 — jogou apenas 12 partidas e deu uma assistência —, em Minas Gerais ele se tornou um dos que mais participam de gols. Desde que desembarcou em Belo Horizonte, ele fez seis e deu oito assistências.
Aloísio jogou no Grêmio há mais tempo. O "Boi Bandido" foi formado pelo Tricolor no começo dos anos 2000. Ele chegou no Coelho em 2022 e é titular do time comandado por Vagner Mancini. Com a camisa do América, Aloísio tem 55 jogos, 16 gols e seis assistências.
Outro que passou recentemente por Porto Alegre foi o lateral-esquerdo Nicolas. O jogador terminou a temporada passada com 10 assistências em 36 jogos. Em Belo Horizonte, Nicolas não tem repetido o sucesso como garçom, com apenas uma assistência. Ele soma 18 jogos e não é titular absoluto no time mineiro.
O goleiro Cavichioli foi um dos principais nomes do América nas últimas temporadas, mas em 2023 o goleiro perdeu espaço e vem sendo o reserva de Pasinato no gol do Coelho. Ele tem 24 partidas no ano.
Henrique Almeida é outro que não é titular da equipe mineira. Depois de um 2022 com oportunidades (45 jogos), ele agora está no banco de reservas do técnico Vagner Mancini. Neste ano, ele esteve em campo em 10 partidas das 33 que o América-MG disputou.