Afastado e sem jogar pelo time principal do Corinthians, Luan tentou retornar ao Grêmio no início de 2023. Em entrevista à Placar, Renato Portaluppi revelou que o ex-camisa 7 da equipe campeã da Libertadores de 2017 o procurou para retornar ao clube que o projetou para o futebol brasileiro.
Segundo Renato, o acerto não aconteceu por conta das condições financeiras do Grêmio. O técnico afirmou que tem uma relação de carinho com o jogador, mas que seria inviável uma negociação para contratar o meia.
— Ele me procurou no início do ano. A decisão foi financeira. Ele tem um contrato com o Corinthians, e já tinha um contrato bom no Grêmio. Hoje, o Grêmio, é um dos clubes que passam por problemas financeiros. É difícil trazer um jogador como o Luan, pagando o salário dele. Diminuímos a folha salarial. Trazer o Luan entra a parte financeira —disse.
Dono de um dos maiores salários do Corinthians, Luan não estaria dentro dos patamares financeiros que o Grêmio poderia arcar. Segundo Renato, o Tricolor não teria condições atualmente nem de pagar metade do salário que o jogador recebe em São Paulo
— Mesmo pagando a metade, ainda seria alto pelas condições do clube. Tiramos jogadores para reduzir a folha — disse, depois de tecer elogios ao jogador:
— Luan andava na linha comigo. É um puta garoto, adoro ele. Mas uma coisa é dar uma certa liberdade e saber levar o cara. Não sei o que aconteceu com ele no Corinthians.
A situação de Arthur também foi citada durante a entrevista para a Placar. O volante anunciou que deixará o Liverpool, mas que seu destino será em outro clube na Europa.