Em negociação para renovar contrato para 2023, Renato Portaluppi deu indícios sobre o elenco do Grêmio para a próxima temporada. Em entrevista ao jornalista Rica Perrone, no canal Cara a Tapa, o treinador revelou que pretendia levar Luan ao Flamengo caso seguisse na Gávea em 2022. E não fechou as portas para o retorno do meia-atacante ao Tricolor.
O técnico revelou que mantém contato com o atleta, que foi seu comandado entre 2016 e 2019 na Arena. Numa conversa, após um confronto entre Flamengo e Corinthians, em 2021, ele tentou entender a queda de rendimento do jogador.
— Eu falo com ele. Ano passado, quando eu estava no Flamengo, eu ainda falei para ele, se eu permanecesse, que de repente, vou falar contigo e você vai pra lá — revelou Portaluppi.
— É que nem andar de bicicleta. Você não vai desaprender. No futebol é a mesma coisa. Eu falei com ele. "Pô, Luan. O que está acontecendo?" Falei algumas coisas. Desaprender, ele não pode ter desaprendido — complementou.
Posteriormente, Renato foi questionado, caso renove com Grêmio para 2023, se o meia-atacante poderia reforçar a equipe. As portas não foram fechadas para o retorno.
— Aí já não sei, entra cifras. É um jogador caro, não cabe a mim — despistou.
Desde que foi negociado pelo Corinthians, em 2020, Luan jogou 84 vezes nas três temporadas seguintes. Foram 10 gols e seis assistências somando o clube da capital paulista e o Santos, equipe que defendeu por empréstimo nos últimos meses. Pelo rendimento, ele não deverá seguir sob o comando de Odair Hellmann.
O vínculo do atleta multicampeão pelo Tricolor com o Corinthians tem duração até o final de 2023. Pelas informações de São Paulo, não há desejo de reaproveitamento do meia-atacante. Desta forma, a saída poderá ser facilitada para outros concorrentes do país.