A primeira reunião entre Renato Portaluppi, o presidente Alberto Guerra e o novo departamento de futebol do Grêmio aconteceu na noite deste sábado (19), no Rio de Janeiro. Uma nova conversa ficou agendada para este domingo (20), quando a renovação do técnico para 2023 será discutida de forma definitiva.
O primeiro encontro de Renato com o vice de futebol Paulo Caleffi e o diretor de futebol Antonio Brum serviu mais para que se iniciasse a apresentação do planejamento para o grupo de jogadores na próxima temporada. O técnico afirmou mais de uma vez em entrevistas que deseja permanecer no clube, mas espera que mais investimentos sejam feitos na aquisição de reforços para 2023.
Esse é o ponto principal nas tratativas. Após comandar o clube na reta final da Série B, o técnico entende que o grupo precisa ser reformulado para a disputa da Série A, Copa do Brasil e Gauchão.
Em relação a outros pontos para o acerto, Alberto Guerra e Renato Portaluppi vinham tratando dos termos do contrato e das questões financeiras. O técnico entende que o período do vínculo deve ser por uma temporada, sem a fixação de multa rescisória, e com uma cláusula de liberação em caso de proposta da CBF para que ele assuma como técnico da Seleção Brasileira.