Sinônimo de eficiência nos melhores momentos dos últimos anos, a defesa do Grêmio virou problema para o técnico Renato Portaluppi no Brasileirão. Nas últimas três partidas, o setor foi vazado oito vezes. Uma média de quase três gols sofridos por partida.
Nem mesmo o retorno de Kannemann para a escalação titular no jogo em São Paulo ajudou a conter o ataque da equipe de Abel Ferreira. Apesar do problema de desfalques em outros setores, a defesa não passou pelo problema de ausências importantes.
Antes da conclusão do jogo entre Coritiba e Vasco, o Grêmio liderava um índice bastante negativo no Brasileirão. O time de Renato é a equipe que mais cede chutes ao gol em toda a competição e também na Série B. Em cinco rodadas, Adriel e Gabriel Grando foram alvo de 98 finalizações, com 34 acertando o gol. Um problema a ser corrigido pela comissão técnica, ainda mais com a sequência de decisões que o Grêmio terá pela frente nos próximos dias.
CHUTE DENTRO DA ÁREA
Foi o gol que resumiu o domínio do Palmeiras sobre o Grêmio. A equipe de Abel Ferreira trocou 31 passes, com dois minutos e dois segundos de posse, até marcar o terceiro gol na partida. O lance começou com Weverton saindo do gol para cortar um lançamento. E a partir da saída do goleiro, o Palmeiras dá início a um rodízio de passes entre seus jogadores. A bola acaba nos pés de Mayke na entrada da área. O lateral tenta o passe para Rony, que só não estava impedido por Uvini e Reinaldo não correrem, ele corre para pegar o rebote e concluir no gol de Gabriel Grando. Seis jogadores do Grêmio estavam dentro da área, e mais dois estavam próximos de Mayke na origem no lance.
O Bragantino construiu o lance desde seu campo de defesa. Em um rápido contra-ataque, a equipe paulista pega a defesa do Grêmio desajustada. Helinho recebe a bola na intermediária e tenta o passe para Bruninho. O atacante acaba dando um toque na bola e tira a chance de Thomas Luciano tocar nela. Ninguém acompanha a investida de Matheus Fernandes, volante, e o meio-campista finaliza sem chances para Gabriel Grando.
Grêmio 3x3 Bragantino (o segundo)
O Grêmio partia para o ataque e Everton Galdino recebeu a bola no meio do campo. O atacante tenta uma jogada individual, abusa da individualidade, e perde a bola para Matheus Fernandes. Três jogadores do Bragantino avançam contra Bruno Alves, Bruno Uvini e Diogo Barbosa. Sasha recebe no lado direito da defesa, dribla Bruno Alves e acerta o canto de Gabriel Grando na finalização.
Grêmio 3x3 Bragantino (o terceiro)
Nos acréscimos, Diogo Barbosa perde a bola na entrada da área e dá início ao contra-ataque do Bragantino. A bola é levada do centro para o lado direito da defesa. Gustavo Martins tenta fazer a marcação e evitar o cruzamento. Sem sucesso. Thomas Luciano fica posicionado como se fosse um zagueiro e Bruno Alves saí na caça de Juninho Capixaba, aberto na esquerda. O lateral é acionado e faz o passe em direção aos companheiros dentro da pequena área. Diogo Barbosa não acompanha Thiago Borbas e o centroavante completa o cruzamento para o gol, sem oposição de nenhum jogador do Grêmio, e dentro da pequena área
BOLA AÉREA
Palmeiras 4x1 Grêmio (o primeiro)
O Palmeiras começa o lance no lado esquerdo do campo, leva a bola para a direita e finaliza a jogada do gol quase dentro da pequena área do Grêmio. A origem de toda a movimentação é quando Thomas Luciano vai pressionar Dudu, que faz a inversão de bola para Mayke. Bruno Alves observa a movimentação de Rony, Villasanti abandona a marcação de Raphal Veiga e chega tarde para pressionar o lateral do Palmeiras. Kannemann não percebe a chegada do meia palmeirense e Bruno Alves não consegue recuperar o espaço. Cabeceio livre e gol do Palmeiras.
Palmeiras 4x1 Grêmio (o quarto)
O Grêmio caiu na mesma armadilha, apesar de uma execução diferente no lance do quarto gol do Palmeiras. Raphael Veiga cobra o escanteio na área de Grando, mas a defesa consegue afastar. O meia tabela com Dudu e engana os jogadores gremistas na área, que começam a sair. Raphael Veiga buscou o cruzamento e encontrou Gustavo Gómez e Luan. Kannemann conseguiu atrapalhar o paraguaio, mas a bola ficou na posição perfeita para o outro zagueiro do Palmeiras completar para o gol.
O Cuiabá empatou o jogo contra o Grêmio em uma falha de comunicação. Após cruzamento na área, a bola é lançada na segunda trave, Alan Emperour ganha na disputa pelo alto e devolve a bola para o centro da pequena área. Lucas Silva não acompanha Raniele. O jogador do Cuiabá finaliza em cima de Gabriel Grando, que espalma. Luis Suárez começa a sair para o contra-ataque e Diogo Barbosa não vai na marcação de Marllon, que tem caminho completamente livre para mandar a bola para o gol.
PÊNALTI
Palmeiras 2x1 Grêmio (o segundo)
Com nove jogadores dentro da área, o Grêmio não consegue marcar a movimentação do adversário. Um lance ensaiado do Palmeiras resultou na marcação do pênalti no Allianz Parque. A cobrança de escanteio curto de Raphael Veiga para Mayke, que ajeita a bola para o meia lançá-la na área do Grêmio. Villasanti afasta mal e Luan alcança o cruzamento. Bruno Uvini acaba cortando o cabeceio com a mão. Raphael Veiga acerta um chute forte, no mesmo canto em que Gabriel Grando salta, e vence o goleiro gremista.