A espera do gremista acabou. Finalmente, após um 2021 de sofrimento e todas as turbulências do ano passado na Série B, o Grêmio está de volta à Arena para um jogo de Brasileirão. Após 514 dias sem receber uma partida da principal competição do país, o clube estará novamente em casa e receberá o Bragantino como adversário, domingo, a partir das 18h30min, pela quarta rodada.
Um retorno que foi adiado por episódios trazidos de 2022. Era para o reencontro ter ocorrido na estreia da competição, mas a partida contra o Santos foi levada para Caxias do Sul ainda por conta da punição sofrida no ano passado pela briga de torcedores durante o jogo contra o Cruzeiro pela Série B. A punição manterá a área da Arquibancada Norte fechada por mais duas partidas. Mas essa sintonia entre time e torcida é tratada como aposta de bons resultados pela direção.
O retorno para a Arena é comemorado no Grêmio como um elemento a mais para reforçar a confiança em um ano de recuperação após a Série B. Além dos títulos gaúcho e da Recopa, que contribuíram para elevar a autoestima do torcedor, o fator local é apontado como elemento que será importante para o clube se manter no pelotão da frente no Brasileirão. O sonho é conquistar o título brasileiro após 27 anos, um objetivo que ficou em segundo plano em algumas temporadas para priorizar as participações em copas.
A força da Arena no desempenho do Grêmio fica clara nos números. Mesmo em 2021, no ano em que o time terminou rebaixado, o clube teve o 10º melhor aproveitamento como mandante. Historicamente, o Tricolor tem aproveitamento que o coloca na briga pela parte de cima da tabela. O rendimento desta temporada reforça o porquê de o técnico Renato Portaluppi exaltar o apoio do torcedor no estádio. O Tricolor fez 10 jogos como mandante, com nove vitórias e apenas um empate. Foram 25 gols marcados contra apenas cinco sofridos.
— Ter a torcida do nosso lado é sempre muito importante. Ali dentro de campo você sente essa energia e é um fator muito importante. Ainda mais dentro da Arena, que é a nossa casa — disse Renato para GZH.
A última derrota como mandante na Arena ocorreu no dia 26 de agosto, no 1 a 0 para o Ituano, pela Série B. Desde então, o clube alcançou 17 partidas de invencibilidade e confirmou o acesso para a Primeira Divisão.
— Sabemos da força que a Arena tem. Esperamos uma resposta da torcida neste jogo de domingo — pediu o diretor de futebol Antonio Brum, em entrevista coletiva concedida na última quinta-feira.
O grande investimento do Grêmio para 2023 serviu como incentivo para que mais torcedores tenham ido aos jogos na Arena. Luis Suárez levou mais de 40 mil gremistas para as arquibancadas da casa tricolor em jogos de menor apelo. Um carinho retribuído pelo uruguaio com rendimento. Nas 10 partidas no estádio, o camisa 9 marcou nove gols e deu três assistências. A esperança da torcida é de que neste final de semana o centroavante encerre com uma sequência de quatro jogos sem marcar.
A expectativa, no entanto, não provocou uma busca antecipada por ingressos. A Arena Porto-Alegrense informou durante a tarde da última sexta-feira que apenas 5.137 lugares foram comercializados antecipadamente.