O Grêmio anunciou na tarde desta quinta-feira (6) que irá utilizar o Estádio Alfredo Jaconi, do Juventude, na estreia no Brasileirão. O jogo contra o Santos, no dia 16 de abril, foi marcado para Caxias do Sul por conta de punição sofrida pelo Tricolor durante a Série B do ano passado.
O Alfredo Jaconi era um dos estádios observados pela comissão técnica do Grêmio. A prioridade do técnico Renato Portaluppi era levar o jogo contra o Santos para um estádio com bom gramado. O Centenário, em Caxias do Sul, também estava em avaliação. Opções como o Mané Garrinha, em Brasília, e a Arena das Dunas, em Natal, foram cotadas. Mas prevaleceu a opção por ficar o mais próximo possível de Porto Alegre
O Grêmio foi punido no STJD por conta de uma briga no setor da Arquibancada Norte na partida contra o Cruzeiro. Após cumprir parte da suspensão, restava ainda a pena de um jogo fora da Arena em 2023. Outra parte da sentença determinava que o clube teria que jogar a uma distância de, no mínimo, 100 quilômetros de Porto Alegre.
A logística para a estreia do Brasileirão foi trabalhada para minimizar o desgaste com sequência de jogos importantes que o Grêmio terá em abril. A estreia no Brasileirão ocorre três dias após o jogo de ida contra o ABC, em Natal, pela Copa do Brasil.
Depois da partida em Caxias do Sul, a delegação gremista viajará para enfrentar o Cruzeiro em Belo Horizonte, no dia 22.