O Grêmio é hexacampeão gaúcho. O Tricolor bateu o Caxias neste sábado (8), na Arena, e chegou ao sexto título estadual desde 2018, ampliando sua hegemonia no estado. Depois do empate no Estádio Centenário, a torcida gremista lotou a Arena e viu Suárez marcar, de pênalti, e selar a vitória contra o time da Serra.
Para comemorar o hexa, GZH separou seis momentos da campanha gremista no Gauchão e relembrou como foram os jogos marcantes do Tricolor na competição. Confira:
A estreia
Como terminou também foi como começou. Quis o destino que o Grêmio fizesse sua estreia no Gauchão contra o mesmo adversário que venceu na final. Contra o Caxias, na Serra, o Tricolor saiu perdendo com um gol de Peninha, logo no começo do jogo, mas buscou o empate ainda no primeiro tempo com Bitello.
A expectativa pela estreia de Luis Suárez com a camisa do Grêmio no Estadual foi recompensada com o gol que fechou a vitória gremista. Ao melhor estilo do centroavante, ele limpou a marcação e chutou para vencer o goleiro Bruno Ferreira, confirmando os primeiros três pontos no Gauchão.
GRÊMIO
Brenno; Fábio, Bruno Alves, Kannemann, Reinaldo (Diogo Barbosa 22/2º); Carballo (Galdino 22/2º), Pepê, Bitello; Campaz (Gustavinho 22/2º), Ferreira (Thiago Santos 38/2º) e Luis Suárez (Thaciano 38/2º).
Técnico: Renato Portaluppi
Gols: Peninha aos 8 minutos do primeiro tempo para o Caxias; Bitello aos 26 empatou; Aos 30 do segundo tempo, Suárez marcou.
O sofrimento na Arena
Suárez mostrou em seu segundo jogo na casa do Tricolor o motivo que o fez ficar por tanto tempo na Europa. Quando a torcida já começava a ensaiar algumas vaias e muito torcedores já tinham deixado as arquibancadas da Arena, o uruguaio achou uma brecha na defesa do Xavante e marcou o gol que deu a vitória para o Grêmio.
A partida ficou marcada por muitas faltas, cera frequente dos jogadores do Brasil de Pelotas e muita discussão dentro do gramado. A grande surpresa de Renato para o jogo foi a entrada de Everton Galdino no lugar de Campaz, que havia iniciado o jogo em Caxias.
GRÊMIO
Brenno; Fábio (Thaciano, 32'/2T), Bruno Alves, Kannemann, Reinaldo (Diogo Barbosa, 32'/2T); Carballo (Cristaldo, 6'/2T), Pepê (Diego Souza, 32'/2T), Bitello; Galdino (Gustavinho 16'/2T), Ferreira e Luis Suárez.
Técnico: Renato Portaluppi
Gols: Suárez aos 45 minutos do segundo tempo.
Goleada na Arena
A primeira grande atuação do Grêmio na temporada foi com goleada e ajudou o time a garantir o primeiro lugar da fase classificatória de forma antecipada. Em 27 minutos, o time de Renato Portaluppi fez cinco gols e encaminhou a goleada ainda no primeiro tempo da partida.
O jogo marcou, além do primeiro lugar, a mudança de esquema do time gremista. Com a preservação de Ferreira, Renato escalou Vina pelo lado de campo. O jogador vindo do Ceará deu mais dinamismo à equipe e assumiu a titularidade para a sequência do campeonato.
GRÊMIO
Adriel; João Pedro (Thaciano, int.), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Carballo (Lucas Silva, 37'/2ºT), Pepê (Gustavinho, 27'/2ºT), Bitello (Villasanti, 37'/2ºT), Cristaldo e Vina (Diego Souza, 27'/2ºT); Luis Suárez.
Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Vina aos 2, Kannemann aos 6, Cristaldo aos 7, Bitello aos 19 e Bruno Alves aos 27 minutos do 1º tempo; Matheus Lagoa (N), aos 35, e Luis Suárez (G) aos 38 minutos do 2º tempo.
O Gre-Nal dos acréscimos
Clássico não se joga, se ganha. E foi isso que o time de Renato Portaluppi fez na Arena na 10ª rodada do campeonato estadual. Aproveitando-se de dois vacilos defensivos do Inter nos acréscimos, o Grêmio marcou dois gols nos finais dos tempos.
Primeiro, Vina abriu o placar. Depois, Carballo deu números finais aos 49 do segundo tempo. Alan Patrick, aos 30 da etapa final, descontou para os colorados. Com o resultado, o time de Renato Portaluppi, líder, aumentou a diferença para o de Mano Menezes, vice, e garantiu praticamente a melhor campanha do Gauchão.
GRÊMIO (2)
Adriel; Fabio (João Pedro, 17'/2ºT), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti (Carballo, 15'/1ºT), Pepê, Bitello, Cristaldo (Thaciano, 29'/2ºT) e Vina (Ferreira, 17'/2ºT); Suárez
Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Vina (G), aos 49 minutos do 1º tempo; Alan Patrick (I), aos 30, e Carballo (G), aos 49 minutos do segundo tempo
O fim da invencibilidade
A campanha sem derrotas acabou em Erechim. Pelo primeiro jogo das semifinais, o Tricolor sucumbiu, de virada, ao Ypiranga e conheceu seu primeiro revés no Gauchão. Não bastasse perder, ainda viu Fábio e Pepê se machucarem e deixarem o gramado.
O Grêmio até começou melhor, abriu o placar com Suárez e viu o uruguaio desperdiçar um pênalti. Os erros custarem caro e o time de Erechim virou a partida com dois gols de pênalti de Erick — dando vantagem ao time do interior no jogo de volta.
GRÊMIO
Adriel; Fábio (Thaciano, 18'/1ºT), Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Villasanti, Carballo (Thiago Santos, 30'/2ºT), Bitello, Pepê (Ferreira, 31'/1ºT) e Vina (Everton Galdino, 30'/2ºT); Luis Suárez.
Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Luis Suárez (G) aos 11 minutos do 1º tempo; Erick Farias (Y) aos 23 e 50 minutos do 2º tempo
Virada e vaga na final
Precisando reverter o resultado, o Grêmio contou com o apoio de mais de 39 mil torcedores na Arena. Mas nem tudo saiu no script previsto. Depois de um primeiro tempo de muitas oportunidades do Tricolor, foi o Ypiranga que abriu o placar logo no começo da segunda etapa.
Com a pressão de quem joga em casa e com vaias para Thiago Santos, Renato teve que botar o time mais para frente. Depois do primeiro gol (Thaciano), o treinador tirou o volante criticado pela torcida e promoveu a entrada de Cristaldo, que jogou descontado. A mudança deu resultado. Bruno Alves fez o segundo e levou o jogo para os pênaltis.
Na marca da cal, brilhou a estrela de Adriel, que defendeu duas penalidades, e classificou o Tricolor para a decisão do Gauchão.
GRÊMIO
Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Bruno Uvini e Reinaldo; Thaciano (Gustavinho, 35'/2ºT), Bitello, Everton Galdino (Thiago Santos, INT) (Cristaldo, 23'/2ºT), Vina (Diego Souza, 23'/2ºT e Ferreira (Zinho, 15'/1ºT); Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Mossoró (Y) aos 8 min, Thaciano (G) aos 16 min e Bruno Alves (G) aos 32 minutos do 2º tempo