A classificação com empate e atuação criticada até mesmo pelo técnico Renato Portaluppi diante do ABC expôs mais um capítulo da dificuldade que o Grêmio tem enfrentando diante da série de desfalques por lesão. A ausência dos três primeiros volantes na hierarquia no elenco, Pepê, Carballo e Villasanti, tem levado Bitello a atuar recuado. Eleito melhor jogador do Gauchão atuando como meia, o garoto perdeu protagonismo ofensivo com o novo posicionamento.
Depois de perder Carballo e Pepê por lesões na reta final do Gauchão, Renato optou por recuar Bitello para volante já na estreia do Brasileirão. Contra o Santos, ele iniciou tendo Villasanti como companheiro com Zinho atuando ao lado de Vina e Cristaldo na linha de três homens atrás do centroavante Suárez. No intervalo daquele jogo Villasanti saiu pelo choque com Kannemann e Darlan entrou no meio-campo.
A formação com Bitello como volante se repetiu diante do Cruzeiro, quando ele teve Lucas Silva ao seu lado e a linha de três meias foi montada com Vina, Cristaldo e Nathan. Zinho voltou a ser titular contra o ABC nesta quinta-feira acompanhando Cristaldo e Nathan – Vina iniciou no banco por preservação. Bitello teve Darlan como um novo companheiro para formar a dupla de volantes. Ele até atuou como meia após a entrada de Lucas Silva no lugar de Nathan aos 10 do segundo tempo, mas voltou a ser volante 18 minutos depois com a entrada de Vina por Darlan.
Os números comprovam como a Grêmio perdeu a participação ofensiva de Bitello com o novo posicionamento. Nos três jogos que atuou como volante, o jogador não marcou gol nem deu assistência. Jogando como meia até a final do Gauchão, ele fez cinco gols e deu três assistências somando oito participações diretas em gols em 17 partidas.
Após o jogo contra o ABC, Renato Portaluppi admitiu preferir usar Bitello como meia, mas ressaltou que a série de desfalques lhe obriga a recuar o garoto para volante.
— Infelizmente temos jogadores entregues ao departamento médico. Aí preciso movimentar o Bitello. Gosto que ele jogue na frente. Muita gente achou que ele não podia jogar ali. Perdemos o Villasanti contra o Santos. O Pepê está no departamento médico. Tenho de movimentar as peças. O Bitello já jogou ali (mais recuado). Quando tivermos mais opções, todos voltarão para as suas posições — afirmou.
Para o jogo contra o Cuiabá no próximo domingo (30), às 18h30min, na Arena Pantanal, Carballo, Pepê e Villasanti seguirão fora. Assim, a única possibilidade de Bitello atuar adiantado é se a dupla de volantes contar com Lucas Silva e Darlan.