A disputa por pênaltis levou o Grêmio para a final do Gauchão, mas o desempenho da equipe em 2023 não é bom. O time de Renato Portaluppi não aproveitou nenhuma das três cobranças que teve a seu favor no tempo normal. Galdino e Suárez, duas vezes, desperdiçaram suas oportunidades. Apesar do retrospecto negativo em 2023, as passagens mais recentes de Renato apontam um ótimo aproveitamento. O clube venceu cinco das sete disputas que teve nas penalidades.
Adriel, herói da classificação nas semifinais, teve duas chances de defender cobranças no tempo normal. Mas não conseguiu pegar os chutes de Erick, do Ypiranga. O goleiro acabou brilhando no momento mais decisivo. Pegou os chutes de Ralph e Jhonatan Ribeiro e classificou à equipe para a decisão.
A última final do Gauchão com disputa nos pênaltis teve vantagem para o Grêmio. Em 2019. após a saída de Marcelo Grohe, o goleiro Paulo Victor brilhou com três defesas. Ele pegou os chutes de Nico López, Víctor Cuesta e Camilo.
POSSÍVEIS BATEDORES
O fundamento faz parte da rotina de treinos do Grêmio. Mesmo em momentos que não existe a possibilidade de disputa, Renato coloca os trabalhos de finalização no cronograma de atividades na semana.
Reinaldo, Suárez e Cristaldo são os cobradores de maior confiança da comissão técnica. Diego Souza também estaria bem cotado, mas a lesão no joelho o tirou das finais do Gauchão. Bruno Alves e Gustavinho completaram a lista de cobradores contra o Ypiranga.
RELEMBRE AS DISPUTAS DE PÊNALTIS RECENTES DO GRÊMIO
2023
Semifinal do Gauchão
Grêmio (5)2x1(4) Ypiranga
2019
Semifinal da Copa do Brasil
Athletico-PR (5)2x0(4) Grêmio
2019
Final do Gauchão
Grêmio (3)0x0(2) Inter (campeão)
2018
Oitavas de final da Libertadores
Grêmio (5)2x1(4) Estudiantes
2018
Recopa Sul-Americana
Grêmio (5)0x0(4) Independiente (Campeão)
2017
Semifinal do Gauchão
Novo Hamburgo (7)1x1(6) Grêmio
2016
Oitavas de final da Copa do Brasil
Grêmio (4)0x1(3) Athletico-PR