O Grêmio trabalha com a projeção de superar o recorde de sócios nos próximos dias. A avaliação da direção é de que a marca de 92,7 mil associados será alcançada em meio à disputa das finais do Gauchão. A confiança é maior de chegar ao número caso o resultado deste sábado (1º) contra o Caxias seja positivo.
A média recente do Grêmio é de 400 novas associações por dia. O número de 90 mil sócios foi alcançado na última sexta-feira (31), e a previsão é de que esse ritmo de associações possa aumentar com a conquista do título gaúcho.
Considerando os diferentes valores de cada modalidade, em média, cada novo associado gera um acréscimo de cerca de R$ 80 para os cofres do Grêmio. Ao final da Série B, o Tricolor registrava pouco mais de 61 mil associados. Os mais de 29 mil novos associados da gestão foram impulsionados pela chegada de Luis Suárez e o lançamento da campanha "O Grêmio te convoca". Isso rende cerca de R$ 2,3 milhões a mais ao mês.
Segundo o presidente Alberto Guerra, o número de 92,7 mil sócios, atual recorde, foi alcançado na véspera da decisão de 2016 da Copa do Brasil. Na época, muitos torcedores se associaram para tentar garantir lugar na disputa do título contra o Atlético-MG.
Nas projeções da atual direção, é possível que o Grêmio termine 2023 com cerca de 120 mil associados em dia. Mas a avaliação é que será necessário manter o bom rendimento desportivo para viabilizar a progressão de sócios.