A súmula de Wilton Pereira Sampaio, árbitro FIFA, que apitou a vitória do Grêmio sobre o Santos, no Alfredo Jaconi, no último domingo (16), em Caxias do Sul, relatou a briga entre torcedores. O Tricolor compreende que o documento oficial da partida responsabiliza os visitantes pela confusão nas arquibancadas. Porém, o clube monitora o caso que deverá ser analisado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
O ofício, disponibilizado no site da CBF, traz o relato do juiz. Segundo ele, um funcionário da instituição repassou os conflitos:
"Informo que no retorno do intervalo, fui informado pelo coordenador da CBF na partida que torcedores do Santos invadiram a área destinada à torcida do Grêmio, arrancando faixas e gerando um princípio de confronto com a torcida adversária, tendo que ser contidos pela polícia presente no local. Após conterem os referidos torcedores, o policiamento deu total garantia de segurança à continuidade da partida. Informo ainda que o fato citado não causou atraso no reinício do jogo", diz a súmula de Wilton Pereira Sampaio.
No entendimento gremista, os reflexos da briga serão analisados pela procuradoria do Tribunal. Caso a denúncia seja oferecida, o relato explicita a responsabilidade para o Santos e a reação dos gaúchos. Porém, pelas imagens é possível também imputar algum tipo de ligação ao Tricolor.
Atualmente, o clube já cumpre uma pena oriunda do STJD. Desta forma, o confronto inaugural da Série A foi na serra gaúcha e os próximos três duelos serão com a arquibancada norte interditada, já que foi o local que gerou a condenação. Sendo assim, o tema é monitorado pelo jurídico.