O Grêmio tem enfrentado um adversário extra nos últimos compromissos da temporada: os desfalques. Porém, um atleta entrou na lista recentemente: Felipe Carballo. O uruguaio não participou das vitórias diante do ABC, pela Copa do Brasil, e Santos, na abertura do Brasileirão. Para aprofundar o tema, o clube agendou exame para avaliar a real situação do camisa 8. A suspeita é de um quadro de pubalgia.
Após os três pontos conquistados, na noite de domingo (16), em Caxias do Sul, Renato Portaluppi demonstrou desconforto com o assunto. Indagado, o treinador repassou a responsabilidade de explicações ao departamento médico:
— Essa semana vamos tratar de tirar mais alguém de lá (do departamento médico). Quanto ao Felipe, aí é com o Departamento Médico.
O protocolo adotado pelo Tricolor pela atual gestão envolve comunicados clínicos através de notas divulgadas no site ou redes sociais. A medida sempre é assinada pelo departamento de Ciência, Saúde e Performance, responsável pelo DM. Até o momento, não houve manifestação pública.
Segundo apurado por GZH, a avaliação preliminar entre os profissionais do clube é de que o atleta esteja com problemas no púbis pelos relatos do volante. Um exame, que será realizado nas próximas horas desta segunda-feira (17), detectará exatamente a gravidade e o tempo de recuperação.
Carballo desfalcou o Grêmio no decorrer da última semana. Antes, após servir à seleção uruguaia, ele esteve ausente da primeira final do Gauchão contra o Caxias, na serra gaúcha, em virtude de uma virose. Na grande decisão, na Arena, fez seu último jogo até então.