A volta do Grêmio à Série A do Brasileirão foi da melhor maneira: vitória sobre o Santos. Afinal, foram quase 500 dias longe da elite do futebol brasileiro. Agora é necessário observar o que acontece para o time ter uma ineficiência tão grande no quesito pênalti.
O jogo estava no segundo tempo, quando o árbitro Wilton Sampaio foi chamado ao VAR para observar um lance envolvendo Cristaldo com Messias. A decisão foi de pênalti para o Grêmio. Luis Suárez teve a chance de ampliar a vantagem gremista, mas chutou por cima do gol.
Não fez falta na partida, mas já são quatro pênaltis perdidos pelo Grêmio dos cinco batidos em 2023. Obviamente um número preocupante para ser analisado e corrigido por Renato Portaluppi e sua comissão técnica. Suárez errou três, enquanto Éverton Galdino desperdiçou um.
A estatística é amenizada com a classificação do Grêmio, nos pênaltis, contra o Ypiranga pela semifinal do Gauchão. O Tricolor venceu por 5 a 4. Só que, mesmo assim, houve dois erros, e a disputa teve o goleiro Adriel como a figura da vitória.
O desperdício de gols já era uma questão a ser resolvida por Renato. Agora a ineficiência nas penalidades passa a ser um novo elemento como ponto de atenção para o Grêmio no restante da temporada.
Pênaltis para o Grêmio em 2023 (12):
- Éverton Galdino - Caxias*
- Luis Suárez - Ferroviário*
- Luis Suárez - Ypiranga*
- Reinaldo - Ypiranga*
- Cristaldo - Ypiranga
- Luis Suárez - Ypiranga
- Bitello - Ypiranga
- Diego Souza - Ypiranga*
- Bruno Alves - Ypiranga
- Gustavinho - Ypiranga
- Luis Suárez - Caxias
- Luis Suárez - Santos*
*Erraram
Total: 6 convertidos e 6 desperdiçados